INTELIGÊNCIA – A calculadora, que está em fase de testes até o fim deste ano, será disponibilizada a indústrias em 2019 na plataforma SESI Viva+, de inteligência em segurança e saúde no trabalho (veja box). Esse canal reúne, num único ambiente, um conjunto de ferramentas, desde programas especializados, campanhas, conteúdos técnicos e canais de relacionamento para gestores da indústria implementarem ações de melhoria da gestão de segurança e saúde no trabalho.
Além disso, o SESI Viva+ disponibiliza um sistema para gestão dos programas legais, que reduzirão riscos de autuação por órgãos fiscalizadores. Os dados disponíveis na plataforma servirão ainda para o desenvolvimento de estudos epidemiológicos, em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
Entre as empresas que participam da experiência pioneira da calculadora está a fabricante de produtos cerâmicos CERBRAS, do Ceará, que forneceu seus indicadores e recebeu pesquisadores do SESI em sua fábrica para aplicar questionários sobre estilo de vida e perfil epidemiológico dos trabalhadores. “Poderemos medir o impacto das nossas ações na segurança e na saúde dos trabalhadores, o que é nossa maior preocupação”, declara a presidente da empresa, Ana Lúcia Bastos Mota.
CONFIRA – Veja como o SESI busca melhorar a gestão de segurança e saúde no trabalho:
PARTICIPE – Para a construção de uma base de dados com amostra significativa de empresas e trabalhadores, o Centro de Inovação do SESI está recrutando parceiros para a fase de testes. Indústrias interessadas entrar em contato com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) pelo telefone:(85) 3421-5866 ou pelo e-mail: economiaparasaude@sfiec.org.br.