Setor de Psicologia da SESI Escola implementa projeto ‘Aprendendo a Aprender’

3/08/2023   11h43

 

O setor de psicologia da SESI Escola RN começou a implementar ações do projeto ‘Aprendendo a Aprender’. Uma iniciativa que faz intervenções junto às turmas do Ensino Fundamental II e visa auxiliar no desempenho escolar e no desenvolvimento das habilidades pedagógicas, além de incentivar o protagonismo dos alunos em busca da aprendizagem autônoma, e despertar a motivação para superar as barreiras que interfiram no aprendizado.

 

De acordo com a psicóloga da SESI Escola, Anne Loyse Silva de Oliveira, manter crianças e adolescentes em dia com a rotina escolar tem sido um grande desafio, tanto para os pais como para as escolas.

 

“Diante de tantas mudanças no cenário da educação nos últimos anos, cada indivíduo vem buscando entender e se adaptar. Por isso, o setor de psicologia buscou construir um canal de diálogo com as crianças e adolescentes da SESI Escola, tanto para ajudá-los a lidar com as mudanças em suas vidas, como para organizar uma rotina funcional de estudos para eles”, explica.

 

Durante as intervenções foram abordadas temáticas de rotina de estudos, construção do cronograma de estudos, cuidados com a saúde mental, estabelecendo momentos de descanso e lazer, a prática de atividade física associado ao rendimento pedagógico favorável, métodos e ferramentas de estudo.

 

O projeto ‘Aprendendo a Aprender’ pretende ainda consolidar, expandir e fortalecer a participação da família na construção da rotina de estudos dos filhos. Para isso, a SESI Escola propõe posterior formação de pais e responsáveis dos alunos do ensino fundamental II.

 

As atividades do projeto foram desenvolvidas no final do mês de julho e, de acordo com a Escola, espera proporcionar mais autonomia e protagonismo nos alunos no que tange a construção de uma rotina de estudos.

 

“Para além, aproximar os pais como participantes ativos no ambiente escolar, bem como na rotina de estudos de seus filhos, sendo assim os alunos se sentem mais apoiados, reconhecidos e ganham mais segurança, além de ficarem mais motivados para aprender. Família e escola são as principais referências para os alunos e a base para a sua formação humana e acadêmica”, destaca a gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina.

 

A formação preparada para os pais vai abordar a temática ‘Cognição e inteligência: qual a influência de pais e educadores no desenvolvimento de ambas’, e está prevista para acontecer na quarta-feira, 9 de agosto, às 18h30min.

 

As inscrições e informações disponíveis na plataforma Layers Education, que é disponibilizada para acesso dos pais e alunos. https://id.layers.digital/

 

Skip to content