SESI-RN realiza treinamento para avaliação da Saúde e Segurança do Trabalhador da indústria

28/08/2023   15h10
Colaboradores do Serviço Social da Indústria (SESI-RN) participaram de uma capacitação para a transferência de tecnologia na área de Saúde e Segurança no Trabalho com objetivo de ajudar as indústrias a promoverem ambientes laborais mais seguros e melhorarem seus indicadores sociais. O treinamento ocorreu na quarta-feira (23).

A Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria (ASSTI) consiste na aplicação de 38 questões de respostas simples, com coleta anônima e identificam aspectos como estilo de vida, alimentação, atividade física, entre outros.

A capacitação foi ministrada por membros do SESI-PB: Christiane Costa, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria, Fernando Melo, coordenador de Promoção da Saúde, e Saulo Freire, coordenador do Observatório da Indústria.
A gerente de Produção à Saúde do Serviço Social da Indústria do SESI-RN, Maria Alice Soares, destacou que o treinamento da ASSTI é fundamental, pois vai além dos indicadores ao analisar três Índices de Saúde e Segurança: IGEV, IPRO e IPST. “Esses índices possibilitam estabelecer prioridades, definir metas e planejar ações de forma mais precisa”, declarou.
Essa metodologia serve para ser aplicada nas indústrias e proporcionar a elas melhorias de indicadores em saúde e segurança. Com isso, o SESI-RN visa ajudar as indústrias a reduzir o absenteísmo e promover ambientes laborais mais seguros e melhorarem seus indicadores sociais.
Sobre a metodologia ASSTI
A Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria (ASSTI) é uma ferramenta construída com base científica que permite às empresas conhecer 42 indicadores nas seguintes dimensões: estilo de vida, morbidade e percepção de saúde, produtividade, estresse, segurança no trabalho e demográfico.
Na metodologia, a avaliação e a análise de dados são realizadas a partir dos relatos dos próprios trabalhadores. A ASSTI tem o objetivo de subsidiar a empresa no planejamento das intervenções em saúde e segurança, permitindo estabelecer prioridades, definir metas e planejar ações a serem desenvolvidas.
Texto: David Freire
Foto: cedida
#FIERN #SESI
Skip to content