O SESI-RN apresentou para empresários associados ao Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (SINDUSCON-RN) a plataforma de Avaliação de Saúde e Segurança do Trabalhador da Indústria (ASSTI), relançada em novembro. O encontro, realizado na última quarta-feira (29), teve como objetivo introduzir os serviços oferecidos pela instituição e fortalecer a relação com os sindicatos vinculados à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN).
A Ferramenta possibilita a exploração de 46 indicadores em áreas relacionadas à saúde como estilo de vida, morbidade, percepção de saúde, produtividade, níveis de estresse, segurança laboral e características demográficas. A metodologia inclui a avaliação e análise de dados com base nos relatos anônimos dos trabalhadores.
O propósito da ASSTI é auxiliar as empresas no planejamento de intervenções relacionadas à saúde e segurança, facilitando a definição de prioridades, estabelecimento de metas e desenvolvimento de planos de ação. Segundo a gerente de Produção à Saúde do SESI-RN, Maria Alice Soares, a plataforma identifica condições de saúde dos trabalhadores e sugere ações com base em relatórios diagnósticos.
“É uma plataforma que identifica se o trabalhador tem alguma doença, se ele é hipertenso, diabético, se tem sintomas de depressão, e nós conseguimos fazer um relatório com esse diagnóstico e apresentamos para a empresa de como se encontram os colaboradores. A partir daí, sugerimos algumas ações”, explica.
A ferramenta, existente há aproximadamente dois anos, é utilizada em todo o Brasil, adaptada à realidade de cada empresa, contribuindo para o pilar social da ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). Além disso, monitora o Índice Geral de Estilo de Vida (IGEV), Índice de Cultura de Segurança (ICS) e Índice de Produtividade (IPRO), avaliando o impacto da saúde e segurança na produtividade.
Cerca de 20 empresários do setor de construção civil do RN participaram da reunião. Demandas foram repassadas e bem recebidas durante a reunião, conforme destacou Maria Alice Soares, e dessa maneira os empresários puderam conhecer de perto os serviços oferecidos pelo SESI RN.
“O projeto foi muito bem recebido. Eles puderam conhecer melhor o que fazemos, como podemos ajudar, para além dos exames, ASOs, os documentos legais, obrigatórios do dia a dia, mas o SESI tem esse diferencial, tem uma equipe multidisciplinar. Então a gente pode realizar tanto a saúde e segurança do trabalho, como a qualidade de vida do trabalhador”, disse.
Ainda de acordo com ela, outras reuniões devem ocorrer em breve com mais sindicatos da indústria. “Então, o objetivo é que esse trabalho se desenvolva e seja realizado junto aos sindicatos que são relacionados à indústria”, finaliza.
Texto: Líria Paz
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900