A equipe de educação do Serviço Social da Indústria do Rio Grande do Norte (SESI-RN) participa esta semana de um treinamento para implantação do projeto Recompondo Saberes, do SESI de São Paulo (SESI-SP), que o regional do RN vai levar para a cidade de Acari. Trata-se de uma iniciativa dedicada ao Ensino Fundamental (I e II/Anos Finais), no qual o SESI auxilia na elevação de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, visando recompor perdas educacionais que os estudantes sofreram durante o período da pandemia.
“Para suprir as lacunas deixadas no aprendizado durante a pandemia, atuamos com foco em Alfabetização, Língua Portuguesa e Matemática. A ideia foi complementar o que os professores já vinham realizando e, para isso, oferecemos formação e compartilhamos um pouco da nossa expertise nessas áreas, de maneira que eles consigam aplicar esses conhecimentos, na prática, em sala de aula”, contextualiza Herman Assumpção, supervisor de Projetos e Programas na Rede SESI-SP.
Herman Assumpção explica que o projeto Recompondo Saberes veio de uma iniciativa do SESI São Paulo para auxiliar os municípios no pós-pandemia, com a meta de potencializar a aprendizagem dos alunos, principalmente em língua portuguesa e matemática.
O SESI-SP oferece por intermédio desse projeto um auxílio aos professores das redes públicas para que esses alunos possam ser auxiliados. O projeto chega ao Rio Grande do Norte em uma articulação do superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, implantado em Acari. Juliano esteve no treinamento juntamente com o diretor de operações do SESI-RN, Jaime Mariz.
Juliano Martins detalhou que dentro da gestão do novo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, está estabelecido o apoio à educação básica do Rio Grande do Norte. “Dentro desse princípio, buscamos parceria com outros regionais que já tinham alguma metodologia aplicada e com resultado prático. Neste caso, fizemos parceria com o SESI de São Paulo, onde dentro do projeto da ‘Interiorização do Sistema FIERN’ através do SESI, nós levaremos dois produtos. O primeiro deles é o ‘Recompondo Saberes’, em português e em matemática, para todo aluno da rede municipal do município onde for implantado”, diz.
Os alunos irão receber o conhecimento que eles perderam durante a pandemia por não ter tido aulas. “A gente vai recompor o conhecimento dentro dessa janela que eles não tiveram oportunidade de aprender, então vão receber esse conhecimento nesse momento de agora”, reafirma o superintendente.
Juliano diz que a outra ação inserida na Interiorização do Sistema FIERN é o “Sistema SESI Estruturado de Ensino”. “Nós levaremos para sala de aula e aí todas as disciplinas a metodologia e o material didático do SESI. Os professores receberão capacitação para trabalhar com o material didático do SESI e os alunos aprenderão com este material”, afirma.
Dentro dessa temática o SESI fará a pilotagem na cidade de Acari. “Para dimensionar o tamanho da equipe foi feito uma articulação junto à prefeitura de Acari, onde nós pilotaremos o projeto tanto do ‘Recompondo Saberes’ quanto do ‘SESI Estruturado’ em Acari-RN durante o ano de 2024. Faremos todos os ajustes nesse processo, e, em 2025, vamos ampliar para todos os municípios do nosso estado”, enfatiza Juliano Martins.
O Recompondo Saberes faz parte do Sesi para Todos – um programa gratuito para compartilhamento de soluções educacionais do Sesi-SP -, e foi aplicado em 63% dos municípios paulistas, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023.
Herman Renato está no Rio Grande do Norte para implantação do projeto juntamente com sua equipe, composta pelos educadores especialistas Maria Vitória de Moura Opasso Pequeno, Audrey Hingst Oliveira, e Lucas Silva de Brito. A gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina acompanhou todo processo de preparação e implantação.
“A implantação desse projeto reafirma o compromisso da educação do SESI na busca por alcançar cada vez mais a qualidade da formação dos nossos jovens, uma educação que os prepare para a vida futura e os inúmeros desafios, que são comuns em todas as regiões brasileiras, e não é diferente em nosso estado do Rio Grande do Norte”, diz Karenine.
“Os formadores aqui do Rio Grande do Norte vão então atender os professores de Acari, para que eles possam ter o seu repertório diversificado em estratégias, em conteúdo, em abordagens, e consequentemente consigam chegar mais naquele aluno com dificuldade e consigam atender as necessidades desses alunos de uma maneira mais individualizada, mais personalizada, para que eles possam então aprimorar o seu processo de aprendizagem”, diz Herman, que também é mestre em projetos educacionais.
Texto e fotos: Jô Lopes – Edição: Aldemar Freire #SESI
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