SESI-RN inaugura a SESITEC Nevaldo Rocha em Caraúbas

29/09/2023   11h57

 

O município de Caraúbas, no Oeste Potiguar, passa a contar com a SESITEC Nevaldo Rocha, inaugurada nesta sexta-feira (29), pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN). O equipamento, que homenageia o notável empresário e filho da cidade, promete impulsionar a educação, com a disponibilização de ambientes de criação e acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia.

 

A inauguração foi realizada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo, acompanhado do diretor 1º tesoureiro da FIERN, Roberto Serquiz, e do superintendente do SESI-RN, Juliano Martins.

 

“Inauguramos mais uma SESITEC, esse equipamento belíssimo ligado à educação e conhecimento”, declarou Amaro Sales na inauguração. “É um presente que o Sistema Indústria, por meio do SESI-RN, entrega a toda população de Caraúbas, principalmente os jovens e estudantes”, acrescenta.

 

Para o diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, o conhecimento garante competitividade e amplia o desenvolvimento. “O mundo atravessa uma transformação digital, com dois terços da população tendo acesso à internet. Nesse contexto, a cidade de Caraúbas recebe esse presente que é a SESITEC, que vai garantir aos jovens acesso a essa transformação”, destaca. “É uma importante iniciativa que vem sendo implementada na gestão do presidente Amaro”, completa.

 

O prefeito de Caraúbas, Antônio Alves da Silva, agradeceu ao SESI-RN por presentear a cidade com uma unidade SESITEC. “Agradeço ao SESI-RN por nos prestigiar com um equipamento tão especial, que certamente vai gerar mentes pensantes no desenvolvimento, inovação e empreendedorismo no nosso município”, afirmou.

 

Nevaldo Rocha

Nascido no sertão, na cidade de Caraúbas, no Rio Grande do Norte, mais precisamente em uma casa do Sítio São Mateus, Nevaldo Rocha de Oliveira é descendente direto de famílias de antigos colonizadores do interior potiguar.

 

Mas a acolhedora Caraúbas era pequena para seus sonhos. Abandonou a escola aos 12 anos , partindo para Natal em um caminhão, com sonhos de uma vida diferente na bagagem. Saído de uma das regiões mais castigadas pela seca e pela fome no país, pode-se dizer que Rocha tinha um futuro um tanto quanto incerto pela frente.

 

Na capital potiguar começou a trabalhar em uma famosa relojoaria, cujo proprietário era um judeu, membro de uma comunidade judaica tradicional radicada há décadas em Natal. Naquela época a cidade era considerada um ponto estratégico para a aviação norte-americana e importante eixo aéreo do esforço dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. E foi na Base de Parnamirim onde os aviadores se reuniram que Nevaldo viu uma oportunidade de melhora nas vendas. Seu tino empreendedor o ofereceu os relógios para os americanos e militares brasileiros que passavam pelo local. Em pouco tempo , destacou-se como vendedor e acabou, no fim das contas, comprando a loja do seu antigo patrão.

 

No ano de 1940, em sociedade com o irmão Newton Rocha, Nevaldo abriu sua primeira loja de roupas, que recebeu o nome de A Capital e ficava no bairro da Ribeira. Depois de quatro anos de investimentos na empresa, decidiram construir uma confecção no ano de 1956, em Recife, no Estado de Pernambuco.

 

Dois anos depois, a matriz foi transferida para Natal. Vinte e nove anos depois, Nevaldo compra as lojas Riachuelo, assim expandindo os negócios da família ao investir em uma novidade para ele: o ramo de varejo. Como uma das principais características do empresário é a inquietação, ele também investiu – no mesmo ano – na sede da Guararapes Têxtil.

 

Texto e fotos: Guilherme Arnaud – Edição: Aldemar Freire #SESI

Skip to content