O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN) está ampliando o trabalho com educação básica para 2024, com a expansão, reforma e modernização da SESI Escola de Referência de Mossoró. A obra vai triplicar a capacidade de vagas e proporcionar uma estrutura mais moderna e com diferenciais para a escola.
A ampliação traz laboratórios de informática e ciências da natureza, além de doze novas salas de aulas, que se somam às nove da estrutura já existente, com lousas digitais e interativas. A reestruturação também vai impulsionar a robótica educacional e competitiva na escola, com novos laboratórios para a prática da disciplina.
O modelo de Escola de Referência do SESI, que teve aplicação pioneira na unidade de São Gonçalo do Amarante, vai além da estrutura física. O projeto integra disciplinas previstas no currículo educacional brasileiro com atividades complementares, como programação, robótica e empreendedorismo. O objetivo é proporcionar uma formação moderna e que vai ao encontro das demandas do mercado de trabalho, principalmente da indústria.
Para o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, a ampliação da escola de Mossoró vai transformar a educação na cidade. “A presença de uma Escola de Referência em Mossoró, a exemplo do que é a unidade de São Gonçalo do Amarante, vai fazer a diferença na região de Mossoró. Quando o assunto é educação básica, dentro do nosso estado o SESI está pautando efetivamente a busca pela excelência”, destaca.
A gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, comenta que a unidade de Mossoró vai otimizar o trabalho como SESI Escola de Referência. “Todos os alunos das primeiras e segundas séries do Ensino Médio receberão notebooks para o estudo em casa e na escola. Os equipamentos vão conter todo o material didático e vão possibilitar uma maior conectividade dos estudantes com as disciplinas”, explica.
Já o diretor da SESI Escola de Referência de Mossoró, Ricardo Cabral, aponta o que a ampliação vai proporcionar para a unidade. “Vamos ampliar o trabalho com robótica junto aos alunos e daremos força ao incentivo do empreendedorismo”, afirma.
A expansão também deve garantir o aumento das vagas para alunos na escola. “Até o ano passado tínhamos cerca de 500 alunos, mas a expectativa para 2024 é chegar a 800. Ainda assim, a ampliação vai garantir a capacidade para 1.344 vagas”, ressalta Cabral. “No Ensino Fundamental II, havia uma turma para cada série à tarde. Com a expansão, teremos turmas para cada série também no turno matutino”, completa.
Estrutura de referência
Para além de unidades de ensino, as SESI Escolas de Referência lançam mão de estrutura, ferramentas e profissionais diferenciados para que as lições ensinadas na teoria durante as aulas possam ser colocadas em prática. O modelo de educação do SESI utiliza metodologias que unem ciências, tecnologias, engenharia, matemática e linguagens para estimular habilidades necessárias para a vida e para o mercado de trabalho.
Cada sala de aula é equipada com uma lousa digital interativa, que integra um computador a um quadro sensível ao toque. O equipamento não apenas otimiza o tempo e o espaço utilizado pelo professor para a explicação, como também aumenta a imersão dos alunos através da visualização em tempo real dos conteúdos apresentados.
Os laboratórios de robótica também contam com o equipamento na área voltada para a parte educacional da disciplina. Já na parte competitiva, estão disponíveis arenas de diversas modalidades — FLL (FIRST Lego League), FRC (FIRST Robotics Competition) e F1 in Schools —, como também impressoras 3D, ferramentas e peças para o estímulo à prática dos ensinamentos e à criatividade dos estudantes.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900