SESI Escola SGA faz palestra sobre Direitos e Deveres da Juventude

5/09/2023   10h55

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante realizou a palestra “Direitos e deveres da juventude: lidando com as consequências dos nossos atos”, ministrada pelos advogados Mascena Júnior, João Ernandes e a advogada Victória Carolina Teixeira de Souza. A ação aconteceu no dia 28 de agosto e foi destinada aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, 1ª e 2ª séries do Ensino Médio de ambos os turnos.

 

De acordo com a psicóloga da SESI Escola Fernanda Mayza da Silva Dantas, a finalidade da palestra foi contribuir na formação de cidadãos conscientes dos seus deveres e direitos e aptos para viver numa sociedade plural e democrática, refletindo sobre os valores necessários para se tornar um adulto responsável. “Foi de suma importância abordar o tema em questão para os jovens alunos SESI, reverberando em possíveis mudanças de cunho social”, afirma.

 

Ainda de acordo com a psicóloga, hoje, a juventude se redefine, na esfera do discurso público, como objeto de políticas sociais e sujeito de direitos. Para ela, nos discursos externos, que justificam as políticas, os jovens são definidos como ‘carentes’, ‘vulneráveis’, ‘capital humano’, população a proteger ou racionalizar, a ‘empoderar’ ou controlar.

 

Fernanda Dantas explica os dilemas dos jovens na sociedade atual. “Por um lado, a idade os confina a ser receptores de distintas instâncias de formação e disciplinamento e, por outro, se difunde na mídia e na escola o mito de uma ‘juventude 18’ protagonista de novas formas de relação e interação social”, conclui.

 

 

Texto: Jô Lopes – com informações da SESI Escola
Edição: Sara Vasconcelos
Fotos: SESI Escola  #SESI

 

Skip to content