Alunos de escolas do SESI no Rio Grande do Norte se classificaram e participam com três projetos da 1ª Edição da FENIC (Feira Nacional de Educação Científica), em Salvador. Os trabalhos classificados das escolas do SESI foram de estudantes das unidades de Mossoró e São Gonçalo do Amarante.
A FENIC é um evento de divulgação e difusão científica pré-universitário, direcionado a estudantes e professores da Educação Básica, que visa estimular a produção de pesquisas científicas inovadoras, empreendedoras e socialmente responsáveis no Brasil. Nessa feira, estudantes dos anos finais do ensino fundamental (9º ano) e ensino médio de todo o Brasil terão a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. O evento ocorre em Salvador/BA. A programação começou na quinta-feira (12.12) e prossegue até este sábado (14.12).
Os projetos de Ethan Eduardo, Aghata Maria e Francisca Angelina abordam o tema de capacitismo no ambiente escolar, ressaltando a importância do tema e, para tanto, desenvolveram um jogo educacional para trabalhar o tema de forma lúdica. “Nosso projeto é importante para conscientizar e propor uma reflexão sobre o preconceito com pessoas neuroatípicas em nossa sociedade, principalmente no ambiente escolar”, informa o aluno Ethan Eduardo da 2ª série do Ensino Médio. O trabalho foi orientado pelo professor Leonardo Garcia.
Outro projeto classificado foi o dos alunos Filipe Samuel, Pedro Gurgel e Andrey Vitório, que pesquisaram sobre a produção de bioplástico de fibra de coco como matriz biodegradável para a degradação de microplásticos com Ideonella sakaiensis. O aluno Filipe Samuel, da 1ª série do Ensino Médio, disse: “O nosso trabalho é importante para a preservação do meio ambiente, visando a degradação dos microplásticos”. O trabalho foi orientado pelo professor Morais Neto.
Além disso, o projeto Barreira Sustentável: Ecoflow, dos alunos João Paulo, Ricardo da Silva e Robson José, também foi classificado. “Nosso projeto é uma barreira autosustentável que visa barrar o fluxo de resíduos sólidos em rios sem atrapalhar o fluxo, contribuindo para a conservação do Rio Doce, no Rio Grande do Norte”, afirma o aluno Robson Medeiros da 2ª Série do Ensino Médio. O projeto foi orientado pela professora Maria Aparecida.
Para o professor Morais, “é importante participar da Fenic, pois os alunos podem trocar experiências e vivências que vão nortear outros futuros projetos e também a sua vida acadêmica”.
A professora Maria Aparecida afirma que “a participação dos alunos do ensino médio em feiras de iniciação científica contribui para a formação deles no que tange ao pensamento científico, à inovação e à metodologia científica”.
Para o professor Leonardo da Silva Garcia, “essa é uma excelente oportunidade para os alunos do SESI RN. É uma feira científica nacional onde nossos alunos já estão entre os 120 projetos selecionados de todo o Brasil”.
“Trouxemos excelentes projetos para esta feira e estamos confiantes”, complementa o professor Leonardo Garcia.
Para a aluna Agatha da 2ª série, “Uma oportunidade incrível e muito especial para a aprendizagem, que nos forneceu uma experiência única, e é muito gratificante saber que somos um dos projetos finalistas”.
A FENIC credencia os participantes para a maior feira de ciências do Brasil, a FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharias).
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