SESI Escola faz ação de coleta de equipamentos eletrônicos e periféricos

17/07/2023   12h08

 

A SESI Escola São Gonçalo do Amarante recebeu o ‘Certificado de Destinação Ambiental de Resíduos Sólidos’, emitido pela empresa Natal Reciclagem. A certificação é resultado de uma ação de coleta de equipamentos eletrônicos e periféricos realizada por alunos do Grupo Eletrorecicle, da turma do sétimo ano do Ensino Fundamental.

 

De acordo com a gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, o grupo desenvolve um projeto de acordo com a orientação curricular proposta na disciplina de Língua Inglesa, no que tange as habilidades de escrita e o desenvolvimento para lidar com as emoções, com o objetivo de contribuir ativamente para um futuro melhor.

 

“Os alunos foram orientados a escolher um tema voltado ao meio ambiente. E eles optaram por ‘As formas de manuseio e descarte do lixo eletrônico de forma sustentável’. O grupo escolheu esse tema por acreditar que esse tipo de resíduo agride o meio ambiente e que poderia propor estratégias para amenizar esse problema”, explica Karenine.

 

Assim, os alunos entraram em contato com empresas de reciclagem eletrônica para que estas pudessem captar esse tipo de material para serem descartados/reciclados de forma apropriada.

 

A estratégia da ação foi a de disponibilizar um posto de coleta na escola para que toda a comunidade escolar pudesse fazer o descarte dos itens eletrônicos, de forma consciente, e para que os itens fossem recolhidos posteriormente por uma empresa parceira, que trataria do descarte apropriadamente.

 

Em reconhecimento à ação, a empresa Natal Reciclagem emitiu o ‘Certificado de Destinação Ambiental de Resíduos Sólidos’, atestando que houve a coleta de 137kg em equipamentos eletrônicos e periféricos.

 

“Isso demonstra uma interessante adesão dos alunos e seus colegas acerca dessa proposta que é tão importante para a conscientização dos jovens, adultos e comunidade escolar em relação a sustentabilidade do meio ambiente e promoção de um futuro melhor”, enfatiza a gerente.

 

Para a divulgação, os integrantes do grupo espalharam QRCode’s nas salas de aula e cartazes informativos para orientação acerca de quais itens são caracterizados como lixo eletrônico e sobre a forma como esses itens seriam recolhidos na escola.

 

Skip to content