A alimentação saudável é entendida como um conjunto de hábitos alimentares que, quando incorporados, favorecem o alcance de melhores condições de saúde e qualidade de vida. Por outro lado, quadros clínicos de doenças crônicas e outras complicações frequentemente acometem o trabalhador da indústria, sendo ainda agravado pelo sedentarismo, a adoção de maus hábitos alimentares, rotina e turnos de trabalho cansativo. Nesse sentido, o programa SESI de alimentação saudável na indústria tem o objetivo de educar para mudança de comportamento do trabalhador da indústria e seus dependentes, incentivando atitudes preventivas, como também promotoras da saúde, caso o colaborador possua alguma enfermidade diagnosticada.
Perfil do Público-alvo:
Cliente: Indústria
Consumidor: Trabalhador da indústria
- Indivíduos saudáveis que necessitam de orientações sobre alimentação saudável;
- Indivíduos com risco de adquirirem doenças relacionadas a uma história de alimentação inadequada;
- Indivíduos com doenças relacionadas à má alimentação já instaladas;
- Indivíduos com encaminhamento médico pata tratamento dietoterápico com o nutricionista.
Intervenções:
- Propostas divididas em dois focos principais: Grupo saudável e Grupo de risco e Doença. As ações são independentes entre si, podendo ser aplicadas em conjunto ou em separadamente.
Ações educativas pontuais:
- Kit palestras;
- Kit material educativo;
- Café da manhã com a nutricionista;
- Ações educativas vivenciais
Ações educativas vivenciais:
- Oficina vivencial;
- SESI Cozinha Brasil;
- Curso de planejamento de cardápio;
- Curso de Cozinha Brasil para doenças crônicas
Atendimento Clínico Nutricional
- O objetivo é oferecer tratamento dietoterápico aos trabalhadores de risco de desenvolver doenças relacionadas à má alimentação, tais como: Obesidade, diabetes e hipertensão. O atendimento clínico nutricional também atende aos trabalhadores com doença instalada.