Projeto Combate ao Sedentarismo e Doenças Hipocinéticas orienta alunos da SESI Escola Mossoró

22/09/2023   12h27

 

Durante este mês de setembro os alunos das 2º séries da SESI Escola Mossoró participaram do projeto “Combate ao Sedentarismo e Doenças Hipocinéticas”, que tem como objetivo incentivar a prática de atividade física.

 

De acordo com o orientador do projeto e professor de Educação Física, Mikael Almeida, o sedentarismo e as doenças hipocinéticas estão intimamente relacionados. “O sedentarismo seria um estilo de vida caracterizado pela falta de atividade física regular ou pela participação insuficiente em atividades físicas, mas não inclui apenas a falta de exercícios, como também longos períodos de tempo gastos sentados ou em uma posição imóvel”, explica o professor.

 

Já as doenças hipocinéticas são condições de saúde associadas à falta de atividade física e ao sedentarismo. “Incluem uma ampla gama de problemas de saúde que podem ser causados ou agravados pela inatividade, tais como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, ansiedade, entre outras”, diz Mikael.

 

O projeto foi inspirado em ações executadas pela Secretária de Saúde de São Paulo/SP, que buscou orientar os servidores sobre o combate a tais doenças. “Tal exemplo foi seguido na Unidade Mossoró, onde os alunos orientaram os servidores do SESI Escola e Clínica com a entrega de “remédios”, compostos com “pílulas”, que nada mais seriam que recomendações sobre a prática de atividade física”, detalha o educador.

 

No projeto os alunos visitaram as dependências da Unidade, orientando e entregando os “remédios” aos servidores, como forma de conscientização sobre o combate a estas doenças. A ideia do projeto partiu da necessidade em conscientizar sobre o combate a essas doenças. “É fundamental adotar um estilo de vida ativo, que incluam a prática de atividades físicas regulares, tendo em vista que essa prática é essencial para manter a saúde física e mental do nosso corpo no longo prazo”, enfatiza professor Mikael.

 

 

Texto: Jô Lopes com informações da SESI Escola
Edição: Aldmar Freire
Fotos: SESI Escola #SESI

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