Mistura de Rap e MPB marcam concerto da SESI Big Band em Mãe Luiza

29/08/2023   13h32

 

Uma noite de celebração à cultura e arte de Mãe Luiza. Assim foi o concerto da SESI Big Band, orquestra do Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte, entidade do Sistema FIERN, realizado na comunidade, na última sexta-feira (25), com as participações dos cantores Íris Lima e Ujó.

 

O repertório foi do frevo a música popular brasileira, passando pelo rap autoral, colocando o público para cantar e dançar junto ao ecletismo musical da apresentação, conduzida energicamente pelo maestro Eugénio Graça. Tudo isso sem deixar de lado a emoção, que atravessou vários trechos do concerto.

 

A arte urbana de Martim Onirismos e Sheep, também esteve presente na Praça Edgar Borges. Os artistas trouxeram seus traços, já conhecidos dos muros da cidade para o evento, criando em tempo real, durante a apresentação, com tinta e spray, uma tela artística cada.

 

Para Diana Fontes, produtora do concerto, toda essa mistura traduz a produção cultural da comunidade. “Unir a música dos filhos de Mãe Luiza, esses artistas que abrilhantaram a noite, e a arte urbana junto com a SESI Big Band apenas reflete a diversidade que já existe na comunidade e precisa ser valorizada”, afirmou.

 

Trilhando uma recente carreira profissional como cantora, Íris Lima realizou um sonho ao ter canções autorais apresentadas junto à orquestra. “Foi muito emocionante, pois antes de ser reconhecida em qualquer lugar, eu quero ser reconhecida onde eu nasci, de onde eu saí, e poder levar Mãe Luiza para o mundo”, contou a artista.

 

Para o rapper Ujó, outro artista de Mãe Luiza, a apresentação pode inspirar outros jovens. “Arte na comunidade, de certa forma, inibe muita coisa, sabe? Em uma apresentação como essa eles conseguem visualizar algo que parece distante acontecendo e ainda mais com alguém que eles conhecem. Isso mostra que sim é possível ter o sonho de ser rapper ou artista sendo realizado”, apontou Ujó.

 

Moradora de Mãe Luiza, Dona Salete, aproveitou a apresentação do início ao fim. “Essa banda foi um sucesso. Eu tenho orgulho de morar em Mãe Luíza, mas sei que o povo olha para a comunidade de uma forma muito negativa, mas temos, sim, muita coisa boa como a música e esses artistas”, afirmou.

 

70 ANOS DA FIERN

A programação cultural faz parte dos eventos de celebração dos 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e foi promovida pelo SESI-RN de forma gratuita para a população local. A coordenação e execução da atividade tem assinatura de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

 

 

Fotos: Bruno Martins

Skip to content