O projeto Interiorizando a Educação, fruto de uma parceria entre o Serviço Social da Indústria dos estados do Rio Grande do Norte (SESI-RN) e de São Paulo (SESI-SP), tem colhido seus primeiros resultados. Aplicado em Acari, município do Seridó potiguar, a iniciativa já avançou em 70% nos índices educacionais de estudantes do Ensino Fundamental I e II em cinco escolas municipais na rede pública de ensino em que o projeto está sendo executado. O levantamento foi feito após os primeiros seis meses de realização, por meio de uma avaliação individual com os alunos.
De acordo com o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins, foram avaliados aspectos como a curva de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, interação em sala de aula, participação dos estudantes e adequação aos conteúdos aplicados.
Desenvolvido com a utilização do método de ensino SESI-SP, o projeto de Interiorização da Educação busca elevar o nível de educação em Acari. Com o novo método, os alunos têm acesso a material didático, como também aulas de inglês desde o ensino fundamental I.
Martins explica que o projeto Interiorizando a Educação também abrange o “Recompondo Saberes”, que auxiliou na recuperação de conteúdos perdidos pelos alunos no período da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2023. Pensando nisso, os estudantes poderiam recuperar o déficit de aprendizagem e, com a melhora, acompanhar o conteúdo ministrado pelos professores dentro do sistema de ensino do SESI.
O “Recompondo Saberes” é um programa gratuito para compartilhamento de soluções educacionais e foi aplicado em 63% dos municípios paulistas, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023. Para aplicá-lo, os profissionais do SESI-RN passaram por uma preparação junto aos profissionais do SESI-SP.
Toda a preparação antes da aplicação do Interiorizando a Educação, destaca Martins, demonstra a importância do engajamento de ambas as equipes para a execução deste projeto, que se mostra um dos mais ambiciosos da instituição até o momento. “Todo esse time está envolvido no sentido de usar essa tecnologia educacional como uma forma de beneficiar e melhorar a qualidade de ensino”, completa Juliano Martins.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, destaca o uso da metodologia de ensino do SESI-SP para avançar na educação de crianças e adolescentes do ensino municipal. “Nós estamos apostando na metodologia que é aplicada no Estado de São Paulo, que é uma metodologia testada, comprovada, com resultados já consolidados e que estamos, através deste convênio, trazendo para o Rio Grande do Norte um estilo de educação muito eficiente”, destaca Serquiz.
A aplicação desta nova metodologia de ensino, destaca o superintendente regional do SESI-SP, Alexandre Pflug, é importante para fazer com que uma melhor educação chegue aos filhos dos trabalhadores das indústrias. É uma forma, segundo ele, de estender os braços do SESI à população que acessa a educação pública.
“Com a construção de novas escolas conseguimos atingir no máximo 10% dessa grande massa. Então, precisamos potencializar esse alcance em parceria com o poder público e é isso que tem acontecido, por meio desse convênio que nós fizemos com o SESI no Rio Grande do Norte”, afirma Pflug.
A incorporação de outros conteúdos desde cedo, para além do que é ensinado na rede pública de ensino nos municípios, deve ampliar ainda mais a capacidade cognitiva dos estudantes. “É um avanço muito grande fazer com que o município mude a sua matriz, incorporando o inglês desde os seis anos. Isso vai mudar também o desenvolvimento cognitivo dessas crianças”, afirma.
Projeto oferece capacitação a professores e gestores
Além dos alunos, professores da rede pública passaram por uma adequação para poderem ministrar o conteúdo em sala de aula, como também para encontrarem a melhor maneira de ensinar a metodologia adaptada à realidade das escolas acarienses. “Esse foi um trabalho que a gente fez antes de levar esse método ao município. Trouxemos todos esses professores e coordenadores para cá para analisarmos se fazia sentido para eles também”, destaca o superintendente do SESI-RN.
Durante a execução do Interiorizando a Educação, os profissionais de Acari recebem acompanhamento regular dos professores do SESI-RN para ajudar em qualquer demanda ao longo de sua aplicação. Esse acompanhamento é importante, ressalta a gerente executiva, Ana Karenine Medina, para garantir que o projeto seja explorado em sua totalidade.
A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, destaca que esse é o diferencial do Interiorizando a Educação: dar a oportunidade para os professores e gestores da rede municipal de se capacitarem. “O que todos eles agradecem, sempre que vamos a Acari, é pela oportunidade de se capacitarem, melhorarem e trocarem experiências é uma das coisas mais interessantes do projeto. Aumentar o índice é consequência”, complementa.
Superintendentes visitam escolas participantes
Os superintendentes visitaram as escolas onde o projeto é aplicado, no município de Acari. Além de Juliano Martins e Alexandre Pflug, o diretor de Operações do SESI-RN, Jaime Mariz, a gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, e do SESI-SP, Roberto Xavier, também estiveram na cidade para acompanhar os resultados do projeto e de conhecer as equipes que o executam.
Em contato com os alunos, os gestores destacam a perspicácia das crianças, além da curiosidade em aprender coisas novas. “Percebemos que em Acari houve um engajamento muito potente, tanto dos professores, quanto da administração. Então, primeiro ficamos muito felizes em ver que o projeto está acontecendo e esse engajamento nos dá a certeza de que, em um futuro muito próximo, nós vamos colher coisas muito significativas para a educação de Acari”, destaca o gerente executivo de Educação do SESI-SP, Roberto Xavier.
Faz parte dos planos dos departamentos regionais expandir a iniciativa para cidades de mesmo porte e abranger mais estudantes da rede pública. De acordo com o superintendente do SESI-SP, Alexandre Pflug, a iniciativa é fundamental para impactar cada vez mais famílias a longo prazo. Por isso, Acari deve se tornar um case de sucesso para embasar a aplicação da iniciativa em outros municípios do Rio Grande do Norte. “O projeto está sendo muito bem construído. Queremos fazer com que Acari vire um case de sucesso como Sobral virou no Ceará”, finaliza Alexandre Pflug.
Texto: Líria Paz
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