Alunos das turmas A e B do 9º ano da SESI Escola São Gonçalo do Amarante tiveram um momento diferenciado na aula de matemática, na última terça-feira (14). Na tarefa proposta pelo professor Smith Torres, os estudantes criaram teodolitos para aplicar, na prática, conhecimentos teóricos de razões trigonométricas aprendidos em sala de aula.
Os teodolitos são instrumentos usados há centenas de anos para medir ângulos verticais e horizontais. Fixado em um tripé, formado por um sistema de eixos, círculos graduados, luneta e níveis de bolha, o equipamento é frequentemente utilizado por profissionais da topografia para medir a altura aproximada de estruturas, mas também tem uso na navegação náutica e na meteorologia.
“A proposta foi construir essas ferramentas para relacionar a teoria com a prática”, explica o professor de matemática da SESI Escola SGA. “Levar o aluno para ver a aplicabilidade dos conteúdos acaba sendo marcante, uma atividade que leva para a vida, porque aprender um conteúdo tão denso como é a trigonometria de uma forma descontraída é importante para a fixação desse conhecimento”, completa o educador.
Para a construção artesanal, os estudantes reaproveitaram materiais como canos de PVC e folhas de papelão. No núcleo do equipamento, foram utilizados transferidores — uma espécie de régua com escala circular para medição de ângulos — e canudos descartáveis.
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