Equipestinhas, de Baía Formosa, é bicampeã da etapa regional do Torneio SESI de Robótica

10/02/2023   19h46

 

A “Equipestinhas”, da Escola Estadual Professor Paulo Freire, de Baía Formosa, é bicampeã da etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL) de 2023. A equipe conquistou o primeiro lugar na Champion’s Award, principal premiação da competição, repetindo o feito de 2022.

 

O torneio aconteceu nesta sexta-feira (10), no ginásio do SESI Clube Natal, e reuniu 18 equipes, sendo nove da rede SESI Escola RN, três da rede pública e seis da rede privada, vindas de Natal, São Gonçalo do Amarante, Macau, Mossoró, Baía Formosa, e dos estados da Paraíba e do Ceará. As competições de robótica FLL são realizadas, mundialmente, pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o SESI Nacional é o operador oficial das competições FIRST.

 

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, afirma que o torneio “é a festa do conhecimento e da tecnologia”. “Para o Sistema Indústria do Rio Grande do Norte realizar o Torneio de Robótica através do seu braço educacional, que é o SESI, é muito gratificante”, ressalta.

 

“É um festival, também, da juventude. Temos jovens iniciando carreiras do futuro e crianças responsáveis e que vão ajudar o Brasil a ser um país melhor”, destaca Amaro. “Qualquer movimento para a melhoria deve acontecer através da educação. Isso nos orienta para que possamos investir mais na tecnologia, nas pessoas e nas crianças, ou seja, investir na educação”, conclui.

 

 

Sobre a importância do ensino da robótica, o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, afirma que “a robótica é um parceiro para o ser humano”. “A partir dela pensamos qual a melhor forma para potencializar soluções para problemas. A intenção é tirar o aluno da zona de conforto para pensar soluções para nossa sociedade de forma coletiva”, ressalta.

 

“Tenho certeza que o torneio é uma semente plantada que trará transformação para o futuro. É o momento para colocar em prática tudo aquilo que foi desenvolvido ao longo do período de treinamento”, declara Martins.

 

O diretor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e coordenador da etapa regional do Torneio SESI de Robótica, Anderson Vieira, explica que a etapa garante vaga na edição nacional da competição. “Os colocados são classificados para a etapa nacional, que em 2023 vai acontecer no estádio Mané Garrincha, em Brasília, entre os dias 15 e 18 de março”, aponta.

 

 

Além da competição, o ginásio do SESI Clube também recebeu o estande Mundo SESI Escola, que mostrou os diferenciais do modelo educacional do SESI, referência nacional em educação. Nele, inclusive, estava “O B0Y”, robô da equipe P0T1BOT, pioneira na modalidade FIRST Robotics Competition (FRC), outra modalidade de robótica competitiva formada por alunos SESI-SENAI e que foi premiada no Torneio Internacional de Robótica, em 2022.

 

Também compareceram ao Torneio o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi no RN (IEL-RN), Juan Saavedra, o diretor de operações do SESI-RN, Gontran Azevedo, e a Gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.

 

Soluções inovadoras

 

O Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge desafia estudantes de 9 a 16 anos a construírem robôs baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. Os jovens, liderados por adultos, precisam trabalhar em sintonia, tendo como base valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles

 

Além disso, a FLL desafia as equipes a buscarem soluções inovadoras para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Os temas são diferentes a cada temporada – em 2023, eles são desafiados a explorarem o futuro do das energias com o “Super Powered”, que requer que os competidores pensem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada.

 

A equipe SESI Jovens Punarés, segunda colocada no Champion’s Awards, é formada por alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e liderada pelo professor Paulo César Palhares. Juntos, identificaram um problema que é o uso de energia para aquecer a água que esteriliza as ordenhadeiras automáticas dos pecuaristas do RN.

 

 

Pensando no alto custo do processo, desenvolveram o SOLARIS, um dispositivo de aquecimento da água através da energia solar e feito com materiais acessíveis. “A esterilização é muito importante para a boa qualidade do leite. Muitos pequenos produtores precisam recorrer a produtores de grande porte para realizar esse processo, o que dificulta o crescimento de seus negócios”, afirma Palhares

 

“Entregamos um ótimo produto não só para o torneio, mas que também pode solucionar esse problema na produção de leite na nossa região”, ressalta o professor.

 

Já a SESI Galaxy Forces, da SESI Escola Mossoró, que ganhou o Prêmio de Projeto de Inovação, é liderada pelo professor Leonardo Garcia e apresentou o SPPS – ou Sistema de Proteção para Placas Solares –, que utiliza películas de plástico com esse fim. O material, que além de ter baixo custo e longa duração, pode ser reciclado após o uso. “O equipamento aumenta o tempo de vida útil das placas para zelar o bom rendimento dos equipamentos”, explica Garcia.

 

 

A estudante Maria Clara Linhares acrescenta que o sistema pode ser ativado pelo telefone. “Do lado de trás da placa fica instalado um rolo com o material e o sistema é ativado por aplicativo de smartphone pelo proprietário para a troca automatizada da proteção”, conta a aluna.

 

Confira as equipes premiadas:

 

Champion’s Award

Equipestinhas EP. 2

SESI Jovens Punarés

SESI Guaranis

 

Prêmio Desempenho do Robô: Equipestinhas EP. 2

 

Prêmio Core Values: SESI Batlego

 

Projeto Inovação: SESI Galaxy Force

 

Design do Robô: SESI Mandacaru

 

Prêmio Técnico Destaque: Sheila Alves / SESI Guaranis

 

Classificados para a etapa nacional:

Equipestinhas EP. 2

SESI Jovens punares

SESI Guaranis

SESI Batlego

 

Suplentes

SESI Galaxy forces

Leguaribas

 

Prêmios extraoficiais

Estrela iniciante: Potigarras (Natal)

Voluntário destaque: Eduarda Rebeca, juíza da arena de batalha

 

Skip to content