As equipes TecCactus da SESI Escola São Gonçalo do Amarante e a SESI-SENAI P0T1BOT1, que participaram do Festival de Robótica Off Season, no Rio de Janeiro, demonstraram evolução, preparo e nível técnico competitivo na competição que reuniu 800 estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e particulares de 23 estados e do Distrito Federal. A delegação potiguar foi formada por 12 competidores e quatro técnicos.
O pódio esteve próximo de ser alcançado pelos estudantes do SESI que representaram o Rio Grande do Norte no Festival. A equipe P0T1BOT foi semifinalista na modalidade FRC — FIRST Robotics Competition. Também obteve a 6º melhor média de pontuação na ‘charge station’ e 11º melhor média autônoma. A P0T1BOT ainda ficou com o melhor desempenho entre as equipes do Norte e Nordeste.
A TecCactus, também formada por alunos da SESI Escola São Gonçalo, obteve um desempenho entre as 30 melhores equipes que participaram da competição internacional e entre as melhores em programação no período autônomo (variação ‘charge station’), na modalidade FTC — ‘FIRST Tech Challenge’.
O diretor da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Anderson Vieira, destacou que os alunos das duas equipes do Estado mostraram preparo e competitividade em uma disputa de elevado nível, na qual participaram jovens com alto desempenho. “Foi uma atuação que merece reconhecimento, demonstra capacidade, empenho e comprometimento, afinal uma das equipes foi semifinalista, muito próxima de chegar à final, outra também teve resultado significativo. Uma atuação de ‘igual para igual’ e estavam em um festival com equipes muito qualificadas”, afirmou.
Anderson Vieira também ressaltou que a participação dos alunos da SESI Escola do Rio Grande do Norte mostra que o incentivo da instituição para que os jovens se dediquem à robótica apresenta resultados na formação. “A escola promove e incentiva uma aprendizagem que leva a um conhecimento importante para o futuro dos seus alunos se optarem pela universidade e também no mercado de trabalho, porque passam a ter um preparo e uma visão sobre ciência, tecnologia, letramento digital e áreas afins”, acrescenta. Ele apontou também o apoio do SENAI para a preparação dos alunos que se classificaram e se prepararam para o Festival.
Desafios
O Festival SESI de Robótica Off Season foi na Marina da Glória, na zona sul do Rio de Janeiro. A competição de tecnologia e engenharia começou na quinta-feira (3), com a participação de 800 estudantes de ensino médio de escolas públicas, particulares, e terminou no sábado (5).
O torneio foi dividido em três modalidades, que envolvem robôs de até 56kg e 2 metros de altura, além de réplicas em miniaturas de carros de Fórmula 1. Os estudantes competiram em equipes e tiveram alguns meses para se preparar para os desafios na pista e nas arenas.
Nesta temporada, crianças e adolescentes de 9 a 19 anos buscavam soluções para desafios ligados à energia. Foram avaliados itens como a velocidade do carro e o desempenho dos robôs, que precisaram cumprir as atividades para somar o máximo de pontos nas partidas ou baterias de corrida.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900