A cidade de Macau dispõe da excelência em ensino da SESI Escola, um lugar onde os alunos são estimulados a valorizar o aprendizado para garantir mais oportunidades na vida profissional. Atualmente, a escola conta com 300 alunos nos Ensinos Fundamental I e II e Ensino Médio Itinerário, em parceria com o SENAI-RN.
Com uma proposta que busca formar cidadãos críticos, reflexivos e participativos, a escola busca disponibilizar aos estudantes uma educação básica de qualidade, que contribua para a formação de indivíduos capazes de superarem os desafios do mundo do trabalho.
Para isso, lança mão de metodologias e ações inovadoras, mantendo o foco nas áreas da abordagem STEAM, tendo a interdisciplinaridade como ponto central para o aluno participar ativamente do aprendizado ao ser instigado a encontrar soluções para problemas reais. O termo STEAM é um acrônimo em inglês para as disciplinas Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, em tradução livre do inglês.
Entre as atividades avançadas realizadas na escola, destaca-se a Robótica Educacional, que proporciona um grande diferencial na formação dos alunos. Além disso, o estímulo ao empreendedorismo enriquece o desenvolvimento acadêmico ao incentivar os estudantes a pensarem soluções criativas e inovadoras.
O presidente do Sistema FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales de Araújo, destaca que educação é prioridade para o Departamento Regional do SESI no estado – entidade que integra o Sistema FIERN.
“Desde o início da nossa gestão trazemos a educação como tema essencial e prioritário para gerar melhorias para a sociedade e a indústria potiguar. Promover a educação atrelada ao uso de tecnologias e a uma metodologia de ensino moderna com o olhar no futuro, por meio da SESI Escola de Macau é proporcionar uma oferta de excelência no ensino oferecido e com resultados transformadores para os alunos que estão ou já passaram pelas salas de aula da SESI Escola ao longo dos últimos anos”, destacou Amaro Sales.
Como resultado desse pensamento criativo e empreendedor veio a premiação da aluna Maria Clara dos Santos Rodrigues, de 17 anos, na 2ª edição do Game da Cidadania, concurso de produção de vídeos promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Ela foi a única representante do Rio Grande do Norte entre os vencedores da competição, que visa promover a reflexão e a conduta ética e cidadã entre os jovens com o objetivo de desenvolver a consciência crítica a respeito de pequenos atos de corrupção, que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia e são tratados como algo normal ou de pouca relevância. Maria Clara venceu o concurso ao desenvolver uma animação em que abordou a temática de combate ao bullying.
A própria CGU realizou, no mês de agosto, uma ação com objetivo de despertar o senso de cidadania, de ética, de participação e de responsabilidade, tendo a escola como núcleo principal de desenvolvimento das ações. A Controladoria entregou aos estudantes uma cartilha do projeto desenvolvido em parceria com o Instituto Maurício de Sousa, que tem trabalho voltado para pilares da educação.
A SESI Escola Macau também se destaca pela Pedagogia de Projetos, um dos eixos norteadores das práticas educativas e do trabalho da equipe docente daquela unidade. Em 2023, a escola conta com projetos que vão desde a prática esportiva até a inteligência emocional, passando por ações de arte, cultura e lazer.
De acordo com o superintendente do SESI-RN, Juliano Martins, a SESI Escola Macau proporciona aos alunos um modelo de ensino de referência. “A SESI Escola Macau proporciona uma educação que incentiva o uso da criatividade para a superação de problemas e desafios do mundo real e prepara jovens cidadãos para atuar no mercado de trabalho e contribuir para uma indústria do futuro”, afirma.
O Ame Sua Mente!, por exemplo, já faz parte do calendário acadêmico da escola. Realizado durante a Gincana SESI Escola, o evento promove a interação sociocultural dos estudantes, com apresentação de talentos e práticas lúdicas.
Já a Mostra Artístico Cultural (MAC), proposta exclusiva da rede SESI Escola, consiste em reconhecer, nas artes, a possibilidade de desenvolver valores e competências. Neste ano, a MAC teve como tema “Do Quinhentismo à Contemporaneidade: um resgate dos clássicos da Literatura Brasileira” e ampliou os conhecimentos literários dos alunos ao familiarizá-los com alguns dos principais autores brasileiros, como Monteiro Lobato, Maurício de Sousa, Ariano Suassuna e Ruth Rocha. A ação também contribui para o desenvolvimento da linguagem oral e discursiva e no aprendizado da gramática normativa.
No Sextou Com Arte, uma prática pedagógica permanente na escola, os alunos trabalham a criatividade e a socialização em apresentações musicais, de dança, teatro e contação de histórias. A cada semana uma turma é anfitriã para as demais e mostram, nas apresentações, os conteúdos trabalhados em sala de aula.
A tecnologia também é aliada da abordagem pedagógica da SESI Escola Macau. No processo de ensino-aprendizado, os alunos têm à disposição ferramentas como o Letrus, um programa de letramento com objetivo de ampliar o repertório linguístico e preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); e o Lekto, que oferece aos professores propostas de experiências essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes, com foco nas competências e habilidades socioemocionais e cognitivas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Texto: Guilherme Arnaud
Fotos: Guilherme Arnaud e SESI Escola Macau
#SESI #Educação #Macau
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900