Projeto de Cartografia com a turma do 1° ano – Geografia
Justificativa:
A Geografia é classificada como uma ciência humana, onde o seu objeto de estudo é a relação que ocorre entre o homem e o meio, sendo uma das mais antigas ciências do mundo, com suas raízes no contexto da Grécia antiga. Por ser um campo do saber extremamente importante para compreendermos o mundo e consequentemente o nosso cotidiano, estudamos a Geografia na escola como matéria, sendo componente curricular imprescindível principalmente pela transversalidade que ela mantém com outros campos do saber.
Pensando a partir dessa perspectiva, bem como também analisando as dificuldades dos nossos alunos em compreender o conteúdo mais técnico, dentre eles relativos a projeções e de escala cartográfica no 1°ano do ensino médio, através do olhar transdisciplinar verificamos a possibilidade de realizar um trabalho o qual o aluno tivesse a condição de relacionar a teoria na prática através da confecção de globo terrestre com materiais acessíveis aos discentes, sobre tudo recicláveis, transversalizando as disciplinas de Geografia, Matemática e Artes.
Objetivos:
A partir desse trabalho manual, objetivou-se:
– O reconhecimento e a realização da relação dos conteúdos trabalhados em um primeiro momento na teoria com a prática, fazendo com que os alunos compreendessem que não existe projeção cartográfica perfeita, assim como também não tem certa ou errada, mas que tudo depende de um ponto de vista do cartógrafo;
– Compreender na pratica a importância da escala cartográfica como elemento que possibilita a relação de proporção do espaço real com o espaço cartografado;
– Entender as dificuldades existentes oriundas de tentativas de representar um espaço real em uma superfície plana, e assim posteriormente inserir a mesma numa representação esférica;
– Trabalhar o senso coletivo e a noção de cooperação entre os componentes do grupo, fato reforçado em razão dos discentes serem recém-ingressos na instituição;
– Desenvolver a transversalidade entre disciplinas que os alunos até então não conseguem identificar relações entre elas.
Metodologias:
Para o desenvolvimento desse conteúdo junto aos nossos discentes, o guia do professor do material (SOMOS) foi consultado e estudado (competências e habilidades), e as nossas praticas seguiram fielmente o número de aulas sugeridas no módulo (total de sete aulas), bem como também todo encaminhamento observado em cada capitulo (02 e 03) do livro 01, visando sempre o objetivo de conhecimento (cartografia e mapas) e
objetivos específicos (Elementos de mapas, histórico da elaboração de mapas, técnicas para produção de mapas, necessidade de projeções cartográficas, técnicas e tipos de projeções, fatores de influência na escolha das projeções utilizadas). Para execução desse projeto fizemos uso de:
– Aulas expositivas no formato Power Point;
– Apresentação de vídeos relativos ao conteúdo;
– Uso de imagens de satélite;
– Realização das atividades previstas nos capítulos estudados (para construir, para aprimorar e tarefa de casa);
– Sugestão de acesso ao material complementar disponível na plataforma sesieducação;
– Visualização de infográfico intrínseco ao assunto e realização de atividades complementares;
– Aula no laboratório de informática para análise de mapas digitais, manipulação de imagens de satélite (geoprocessamento) e trabalho com coordenadas geográficas;
– Aula no laboratório multidisciplinar (trabalho com GPS e bussola).
– Formação de grupos de estudos coletivos e de realização de trabalho;
– Confecção de uma forma de representação do planeta terra em 3D pelos alunos conforme as orientações do professor e conhecimentos adquiridos durantes as aulas (uso de projeções geográficas e escalas cartográficas).
Avaliação:
A avaliação foi realizada na forma de apresentação do globo terrestre construído pelos alunos, onde eles inicialmente falaram sobre os métodos e materiais usados para a realização dos trabalhos, dificuldades encontradas para colocar uma representação plana em uma representação esférica e apresentação dos detalhes em geral que os trabalhos encerram.
As notas obtidas a partir das apresentações desses trabalhos variaram de 0 a 10 pontos, passando a compor a média de TG (trabalho em grupo) e TI (trabalho individual). Os critérios avaliativos observados nos trabalhos foram:
– Pontualidade na entrega e apresentação do globo terrestre;
– Criatividade em geral;
– Material usado (valorização extra para materiais recicláveis);
– Desenvoltura coletiva (interação, sintonia e entrosamento entre os componentes);
– Performance individual (domínio do conteúdo apresentado).
Referencias bibliográficas:
– Material do Professor “Somos”;
– PCN de geografia.
– Geografia: Sistema de ensino Ser. (Ensino Médio), caderno 01.VESENTINI, José William… (ET AL). -3ºed.–São Paulo: Ática, 2017.
* Professor Diego Bezerra Cavalcante