Alunos da SESI Escola SGA participam de dinâmica em alusão ao Setembro Amarelo

5/10/2023   14h45

 

 

O ‘Setembro Amarelo’, campanha de conscientização da saúde mental, promovido pela SESI Escola São Gonçalo do Amarante, foi marcado pela confecção de um painel expositivo pelos alunos, com o tema ‘Seja um guarda-chuva na vida de alguém’. Uma ação inovadora na qual foram entregues informativos e brindes utilizando como símbolo o guarda-chuva com a mensagem ‘Seja um guarda-chuva no dia chuvoso de alguém’ e outras frases de encorajamento e valorização da vida.

 

 

De acordo com o setor de Psicologia da SESI Escola, simbolicamente, o guarda-chuva é um objeto de proteção, utilizado como símbolo de resgate, acolhimento e cuidado. Na ação, os alunos convidaram uns aos outros para levar consigo colegas, debaixo do guarda-chuva, realizando um gesto de amparo e para transmitir a mensagem “Nem todas as tempestades duram para sempre.”

 

“Trabalhar sobre o ‘Setembro Amarelo’ na SESI Escola foi de extrema importância devido aos benefícios significativos que perpassam a saúde mental dos alunos, além da comunidade escolar como um todo”, explica a psicóloga da SESI Escola, Fernanda Dantas.

 

Na escola também foi desenvolvido ciclo de palestras educativas no cunho da valorização da vida, cuidado a saúde mental, sobre sentimentos e emoções, prevenção ao adoecimento psíquico, com ênfase na prevenção ao suicídio, abarcando todos os alunos SESI.

 

Os encontros foram desenvolvidos pelas psicólogas convidadas, Marina Sales, Catarina, Dayze Ferreira e Stephanie Barbosa; com mediação do setor de Psicologia Escolar da SESI Escola SGA, com Anne Oliveira e Fernanda Dantas.

 

Durante o mês foi promovido ainda um conjunto de intervenções visando a conscientização e o fortalecimento de fatores de proteção da vida. O ‘Setembro Amarelo’ é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental.

 

Para Fernanda Dantas, a conscientização foi o ponto de partida para abordar os cuidados a saúde mental. “Ao abordar sobre a valorização da vida, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da saúde mental, identificar sinais de alerta e compreender que buscar ajuda é fundamental, sem medo de discriminação ou julgamento”, disse.

 

“Fornecer aos estudantes ferramentas e estratégias para gerenciar o estresse, a ansiedade e outras emoções difíceis, favorece o desenvolvimento de habilidades importantes ao longo da vida”, conclui a psicóloga.


Texto: Jô Lopes, com informações da SESI Escola
Edição: Sara Vasconcelos #SESI - Fotos: SESI Escola
Skip to content