Alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental da SESI Escola São Gonçalo do Amarante participaram da Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas (OBCH). A competição tem objetivo de estimular a pesquisa a partir da criação de um ambiente propício para o crescimento intelectual, emocional e de cidadania dos participantes.
As provas foram estruturadas em 21 questões, que abordaram conteúdos previstos na grade curricular do ensino de Humanas, trazendo para os alunos debates sobre conceitos, fatos, movimentos, e autores que marcam as disciplinas. A OBCH foi idealizada por discentes e docentes do Instituto Federal de São Paulo Campus Guarulhos e trata de disciplinas como História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
No período de 9 a 13 de outubro, os estudantes puderam realizar as provas pela internet, no laboratório de informática da escola. Os alunos também contaram com o apoio e orientação dos professores da área de Humanas: Bruna de Brito, Diego Cavalcante, José Rodrigues, Paulo César Palhares, Wendell de Souza e Zânia Lôbo.
Ao longo das semanas que antecederam a prova, os alunos foram orientados pelos professores a se prepararem para as provas. “A OBCH é mais do que uma competição acadêmica; é um instrumento valioso para formar cidadãos críticos, engajados e bem-informados, dado que esse instrumento supera uma avaliação convencional, ao estimular os estudantes a pensarem criticamente, a conectarem conceitos e a aplicarem o conhecimento adquirido”, avalia a professora Zânia Lôbo.
“A SESI Escola São Gonçalo do Amarante se orgulha de fornecer essa oportunidade de crescimento intelectual e social a seus alunos e espera que a experiência tenha impactos duradouros em suas vidas, pois não se trata apenas de competir, mas também de aprender e crescer compreendendo o mundo aos olhos da área de Humanas”, completa.
Para o aluno Joel Gomes Melo, da 2ª série do Ensino Médio, a OBCH tem um grande papel na difusão de conhecimentos relacionados às matérias de ciências humanas. “A Olimpíada representa uma oportunidade de promover reflexões sociais, políticas e econômicas em seus participantes, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seu papel na sociedade”, comenta.
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