Alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante integram escuderia da F1 in Schools no Torneio de Robótica

5/02/2025   17h38

 

Seis alunos da SESI Escola de Referência São Gonçalo do Amarante estão empenhados em preparar sua “escuderia” Carcará Lux para que tenham êxito na etapa deste ano da F1 in Schools, na qual os participantes reproduzem os desafios de uma corrida de automobilismo, com carros em miniatura projetados pelos próprios estudantes. Eles precisam superar os desafios que vão desde a formação da equipe, com definições de funções especializadas, distribuição de tarefas, busca de patrocínios, até o desenvolvimento do veículo para o torneio na pista.

 

A equipe do SESI Escola São Gonçalo do Amarante é constituída por Aysha Gabriela Claudino de Oliveira, Gabriel Martins Costa, Lavinya Mirella de Azevedo Dantas Soares, Luiz Renato Câmara Bezerra, Maria Cecília da Silva e Nicollas Luiz Amaral de Freitas. “Essa modalidade foi criada pela própria Fórmula 1 e buscou trazer algumas de suas características para dentro da escola, a exemplo do marketing, da engenharia, do plano de negócios, tudo isso com as equipes funcionando como se fossem uma startup”, explica Luiz Amaral.

 

Ele afirma que isso leva os alunos a terem uma vivência empreendedora. “Na equipe, temos os alunos que vão atuar em diferentes setores, de acordo com o perfil de cada um, como os projetos, os empreendimentos, a mídia social, a engenharia, a responsabilidade social”, acrescenta Aysha.

 

Nessa modalidade — que está no calendário do Torneio de Robótica e, no Rio Grande do Norte, integra a programação nos dias 14 e 15 de fevereiro, na Arena de Robótica da SESI Escola São Gonçalo (leia detalhes aqui) — as equipes são analisadas como se fossem microempresas. Por isso, precisam criar a própria marca, identidade visual, divulgar suas iniciativas e ter um projeto voltado a solucionar um problema de uma comunidade ou instituição que promova benefício social.

 

O campeonato faz parte, assim, de um projeto internacional realizado pela Fórmula 1, reproduzindo desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros do início ao fim, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas.

 

Na competição, não só a velocidade conta: é necessário utilizar diversos recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro competitivo.

 

Para isso, devem seguir as normas estabelecidas em regras internacionais da competição, nos projetos dos carros em ferramentas de desenho 3D. O diferencial de cada carro, que garantirá velocidade e estabilidade na arrancada, está no design. Por isso, atenção aos detalhes de aerodinâmica e boa escolha de materiais são cruciais.

 

Durante o confronto, são testados em uma pista reta de 20 metros, impulsionados por um cilindro de CO₂. As miniaturas devem suportar as forças da aceleração na partida, travessia do percurso e desaceleração física após cruzarem a linha de chegada.

 

Esse ambiente instiga e desenvolve habilidades dos estudantes da SESI Escola que integram a escuderia. “Gosto bastante de automobilismo e carros, então já participava da robótica e queria experimentar esta outra modalidade de robótica educacional”, diz Gabriel Martins. “Tem sido muito interessante toda a superação”, comenta.

 

Para Luiz Renato, participar da F1 é se integrar em uma modalidade na qual pode contribuir e desenvolver suas principais habilidades. “Meu interesse foi perceber que a robótica não é apenas robôs. Então, vi a possibilidade de colocar e estimular minhas habilidades, ao atuar com o empreendedorismo, algo que é muito forte nesta categoria”, observou.

 

Aysha Gabriela vislumbrou a oportunidade de uma atuação na área de gestão. “Para me integrar com a robótica, eu me interessei primeiramente pela engenharia, porque é a primeira coisa que percebemos. Mas na F1 in Schools teve relação com o que quero seguir no mercado de trabalho, para a minha carreira, que é gestão”, afirmou.

 

Projeto social

 

A escuderia desenvolveu um projeto social para contribuir com a inclusão de estudantes surdos e com outras dificuldades auditivas. Os alunos da equipe desenvolveram um aplicativo e equipamento com tábua de MDF e fitas de LED com as seguintes cores: azul, laranja e amarelo.

 

A ideia é que o equipamento fique em lugar visível na sala de aula e seja acionado para ficar de uma cor em cada situação que o professor deve comunicar aos estudantes.

 

Para indicar o horário do intervalo, a fita de LED na cor amarela; para sinalizar momento de atividade em grupo, interação, atividades em sala, cor azul; e o encerramento da aula, cor laranja; sinal de alerta ou emergência, cor vermelha.

 

O aplicativo e o equipamento físico foram executados. Agora serão feitos os primeiros testes em sala de aula neste mês de fevereiro.

 

Resultados

 

A professora da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Zania Lobo, técnica da equipe, aponta que — com todos esses projetos e iniciativas executados — é perceptível que a participação na modalidade se traduz em resultados positivos no desenvolvimento escolar e nas habilidades para as quais os alunos são vocacionados.

 

“Eles conseguem ter experiências que são importantes para o mundo do trabalho”, ressalta. “Isso é fantástico. Quando terminam a temporada, estudantes que já eram excelentes, estão ainda melhores”, comenta. “Temos situações de jovens que, quando entram nesta modalidade, ficam com habilidades em um âmbito bem superior. Vejo situações nas quais alunos que estão na função de engenheiros na equipe conseguem conversar no mesmo nível com engenheiros”, narra.

 

A professora afirma que, para um educador, é gratificante constatar os resultados da participação dos alunos que se integram na F1 in Schools. “Ver o desenvolvimento dos jovens, que mostram repertório para o diálogo com empresários, engenheiros, empreendedores, mostra que esse é o caminho”, salienta.

 

 

Escuderia Carcará Luz
Conheça os integrantes e suas respectivas funções
– Aysha Gabriela Claudino de Oliveira – Gestão de Projetos – 2º ano Ensino Médio
– Gabriel Martins Costa – Projeto Social – 1º ano Ensino Médio
– Lavinya Mirella de Azevedo Dantas Soares – Empreendimento (Mídia Social) – 2º ano Ensino Médio
– Luiz Renato Câmara Bezerra – Empreendimento (Finanças) – 2º ano Ensino Médio
– Maria Cecília da Silva – Engenharia – 9º ano Ensino Fundamental
– Nicollas Luiz Amaral de Freitas – Engenharia – 2º ano Ensino Médio

 

 

Patrocinadores da Escuderia:
– SESI/SENAI/IEL/FIERN
– DOIS A Engenharia
– IMOBANCO
– Ação Camisetas
– REFRIGELAR (Mossoró)
– Deyvison Serigrafia

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