Aplicando conceitos de física, química, astronáutica, engenharia e matemática, alunos da SESI Escola São Gonçalo do Amarante se destacaram e garantiram a classificação para a Olimpíada da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2023), com o lançamento de foguetes experimentais no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).
Foram classificados na seletiva, os alunos da 2ª série do Ensino Médio Bianca Ferreira de Carvalho, que conquistou Prata; Emilly Karoline Santos Otaviano de Freitas (Prata); e Yorhana Vitória Souto Nascimento (Prata).
A gerente executiva de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, destaca que participar da MOBFOG é uma oportunidade para a escola mostrar a qualidade do ensino oferecido, além de ser uma forma de divulgar o trabalho dos alunos e da própria instituição de ensino. “Tivemos uma participação robusta de alunos interessados na MOBFOG 2023. Ao todo 49 equipes se candidataram para o processo seletivo que disponibiliza 24 vagas. O Professor Mateus realizou a mentoria, oficina de construção e seleção das equipes; e o monitorado foi feito pelos professores Josinaldo e Matheus”, destaca.
Para participar da competição, os estudantes devem construir um foguete a partir de materiais simples, e lançá-los obliquamente. Os projetos são avaliados de acordo com critérios como distâncias alcançadas, precisão do lançamento e originalidade do projeto.
Os 49 estudantes da SESI Escola, divididos em trios, apresentaram seus projetos e fizera o lançamento orientados por um professor. A oficina seletiva aconteceu no mês de maio deste ano.
Sobre a MOBFOG
A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma competição nacional que ocorre anualmente desde 2007 e é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).
O objetivo da MOBFOG é estimular o interesse dos estudantes do ensino fundamental e médio pela astronomia, física e áreas afins, além de incentivar o desenvolvimento de habilidades cientificas e tecnológicas.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900