Alunos da SESI Escola de São Gonçalo conquistam medalhas em Olimpíada de Redação

5/09/2024   15h13

Trinta e cinco alunos da SESI Escola de São Gonçalo do Amarante conquistaram medalhas na Olimpíada de Redação da Letrus. Foram cinco medalhas de ouro, 14 de prata e 16 de bronze que os estudantes pela instituição de ensino do Serviço Social da Indústria obtiveram na competição, que tem as atividades corrigidas por Inteligência Artificial da Letrus, e é voltada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio de todo o Brasil.

 

A SESI Escola de São Gonçalo do Amarante teve 919 alunos inscritos na Olimpíada, dos quais 859 fizeram as duas etapas da Olimpíada. As atividades foram aplicadas nos dias 21 e 28 de maio. Isso significa um engajamento de 93% da escola, acima da média no Nordeste, que ficou em 75%. “O desempenho nos levou a ser considerada a quarta com maior engajamento em toda a região”, afirmou Fernando Laerty, professor da SESI Escola.

 

 

 

 

O tema escolhido para esta edição da Olimpíada foi “Raízes familiares: celebrando a importância dos antepassados em nossa jornada”. Segundo os organizadores, o objetivo é, além do estímulo à prática textual, “incentivar o autoconhecimento dos estudantes a partir de suas vivências e promover uma conexão entre eles e suas famílias”. Esse propósito é alcançado dentro da primeira etapa da escrita, por meio de questões dissertativas e ajudam a articular argumentos e com o desenvolvimento da redação.

 

 

A redação é, na segunda etapa da competição, avaliada pela Inteligência Artificial imediatamente após o envio. Os estudantes receberam nota nesta fase da redação, mas também foi levado em consideração as respostas da primeira etapa. As duas atividades foram feitas dentro da plataforma Letrus, de forma online.

 

 

A Inteligência Artificial da Letrus não se restringe à identificação de erros gramaticais e ortográficos. Analisa também a variedade do vocabulário, a complexidade do texto, o desenvolvimento do gênero discursivo, a coesão, a coerência, a adesão à proposta e à coletânea e o cumprimento de todas as tarefas dentro da ferramenta.

 

 

Foram escritas, durante a competição, 13.337 redações. O relatório ao vivo das correções permite ao professor das escolas acompanhar as atividades dos alunos e acessar as avaliações. Com isso, puderam identificar pontos positivos e os que precisam de melhorias durante o processo de criação, com abordagens focadas nas dificuldades dos estudantes.

 

 

 

 

Professor destaca motivação para literatura e escrita e excelência da escola

 

O professor de linguagens e produção textual no SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Fernando Laerty Ferreira da Silva Pedro, destaca que o resultado dos alunos da unidade de ensino demonstra o compromisso da instituição com o desenvolvimento dos estudantes, que se mostraram motivados pela atividade relacionada com literatura e escrita.

 

 

“Essa conquista de 35 medalhas pelos alunos do SESI Escola São Gonçalo do Amarante na Olimpíada de Redação da Letrus é de grande importância, especialmente considerando o cenário nacional da competição, que envolve mais de 13 mil estudantes de escolas públicas e privadas”, afirmou o professor. Ele informou que, para obter uma medalha, os alunos tiveram que estar entre os 6% melhores classificados: de 3% a 6% para bronze, 2% a 3% para prata e 1% para ouro.

 

 

“Essa conquista reforça o compromisso da escola com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral dos estudantes. Além disso, ela serviu como reconhecimento público do trabalho dedicado dos professores e da metodologia adotada pela escola, que se mostrou eficaz ao preparar os alunos para competir em um nível tão elevado”, observou.

 

 

Ele ressaltou também que a participação de 919 alunos da SESI Escola demonstra um forte interesse pela escrita e pela literatura. “Essa adesão massiva reforça o reconhecimento, por parte dos estudantes, do poder transformador da escrita. Além disso, o tema proposto pela Letrus nesta edição – a produção de uma carta pessoal centrada nas raízes familiares – captou ainda mais a atenção dos alunos”, disse.

 

 

 

 

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