Com foco em discutir a educação frente ao cenário de avanço tecnológico no Brasil, a superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, e a coordenadora de Educação, Ana Karenine Medina, participaram do encontro “Experiências Internacionais do B20 Brasil – uma agenda para educação básica e requalificação profissional”, na última terça-feira (11), em Brasília. O evento tratou principalmente sobre a transformação digital no Sistema SESI de Ensino, com destaque para discussões sobre Inteligência Artificial.
“A ideia foi avaliar como as nossas escolas, nosso corpo docente, recursos tecnológicos e pedagógicos estariam preparados para fazer essa transição tecnológica”, explica a superintendente regional, Danielle Mafra.
A coordenadora de Educação, Ana Karenine Medina, destacou a relevância do debate sobre Inteligência Artificial. “O encontro foi importante para debatermos o uso da Inteligência Artificial no ensino e também serviu para nos preparar para desafios futuros. No SESI-RN, buscamos o melhor em termos de inovação para os nossos alunos, e essa participação reafirma o nosso compromisso com a educação”, disse.
O tema foi amplamente debatido no B20, braço empresarial do G20, em 2024, durante a presidência brasileira coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e deve integrar as discussões do setor privado do BRICS ao longo do ano – também sob a liderança da CNI.
Assim, o objetivo do evento é alinhar as discussões do B20 à agenda empresarial do Conselho Empresarial do BRICS (CEBRICS), com foco nas políticas de educação e demandas do setor produtivo, para integrar sinergias e aprendizados.
A programação contou com debates sobre a escola no século 21 e o futuro do trabalho, abordando desafios como a atualização curricular e o letramento digital de estudantes e professores. Além disso, a capacitação para lidar com impactos da inteligência artificial e da transformação verde também está entre os temas discutidos no encontro.
Mafra aponta ainda que o Rio Grande do Norte alcançou a maior média entre os Departamentos Regionais quanto ao seu Grau de Maturidade Tecnológica, medido pelo uso de materiais de qualidade para realização das aulas, até o desempenho dos professores no quesito inovação e tecnologia, entre as turmas de Ensino Fundamental I e II, como também de Ensino Médio.
Ela destaca a importância do evento para Educação do Sistema SESI de Ensino. “Foi extremamente rico porque trouxe informações relacionadas com educação e empregabilidade mediante uma perspectiva de médio e longo prazo, tratando de uma construção muito importante e valiosa para que os nossos alunos estejam num cenário de transição digital, e que nossas escolas também estejam preparadas para essa transição através da aquisição de ferramentas e métodos suficientes para potencializar os recursos de Inteligência Artificial na educação, para possibilitar que nossos estudantes possam estar conectados com essa nova dinâmica de vida”, finaliza Danielle Mafra
O evento reuniu os principais atores do setor educacional do país para articular os resultados do B20 Brasil e explorar oportunidades para avançar com a agenda empresarial do CEBRICS 2025.
O encontro contou ainda com realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e B20, pelo Departamento Nacional do SESI, pelo Conselho Nacional do SESI e pelo Conselho Empresarial do BRICS – CEBRICS.
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