Escolas SESI-RN têm melhor média na redação do ENEM entre instituições de ensino do Serviço Social da Indústria

20/12/2024   15h35

 

Os alunos das escolas do SESI no Rio Grande do Norte tiveram a melhor média na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, entre os estudantes das instituições de ensino do Serviço Social da Indústria nos 27 estados e no Distrito Federal.

 

A constatação foi feita a partir dos estudos com base nos microdados e nas sinopses estatísticas do Enem 2023, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os microdados reúnem um conjunto de informações detalhadas sobre o Exame, o que permite aos gestores, pesquisadores e instituições realizarem análises para subsidiar diagnósticos, levantamentos e pesquisas.

 

Esses microdados mostram que a média dos alunos das escolas do SESI-RN na redação ficou em 804,63, o primeiro lugar entre as regionais do Serviço Social da Indústria. Cada SESI nos estados é designado de “regional”.

 

O resultado foi apresentado pelo SESI Nacional na reunião de gerentes executivos da instituição. “Esse é um resultado importantíssimo, principalmente se levarmos em consideração que a prova de Redação tem um peso significativo para a pontuação no Enem”, afirmou a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.

 

Ela acrescenta que houve um trabalho dedicado dos professores das Escolas do SESI de Mossoró e São Gonçalo do Amarante, que oferecem o 3º Ano do Ensino Médio, para que chegassem a esse resultado. A gerente de Educação cita o uso da plataforma de inteligência artificial para correção de redações, aulões, vários momentos com os alunos para incentivá-los, além das demais atividades pedagógicas que qualificam na escrita e estruturação de textos.

 

“Esse resultado é fruto de muita dedicação”, reforça. Ela destaca também o planejamento da Educação do SESI e das escolas para se alcançar esse desempenho. “Foco na capacitação de professores e novas tecnologias, assim como a plataforma de inteligência artificial, são fundamentais”, ressalta.

 

Texto: Aldemar Freire

Skip to content