Equipe dos Serviços Sociais da Indústria do Rio Grande do Norte e São Paulo (SESI-RN e SP) participaram, na última semana de novembro, de uma programação com professores, gestores e técnicos da rede de Acari. Elas atuaram na finalização do primeiro ciclo de implantação do Sistema Sesi-SP de Ensino e do projeto Recompondo Saberes, no município da região do Seridó.
O “Recompondo Saberes” integra o “SESI para Todos” – um programa para compartilhamento de soluções educacionais do SESI-SP – aplicado em 63% dos municípios paulistas, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023. Em janeiro deste ano, o SESI-RN firmou um acordo de cooperação técnica com o SESI São Paulo em evento na FIESP. A parceria estabelece um intercâmbio de experiências voltadas ao Ensino Fundamental, tendo o município de Acari, localizado na região do Seridó, como projeto piloto.
Ao longo de 2024, houve a implementação do primeiro ciclo. Nesta última semana de novembro, as atividades foram desenvolvidas por formadores do SESI-SP, acompanhados pela equipe de supervisores pedagógicos do SESI-RN, junto a professores e gestores da rede pública municipal.
Os formadores destacaram a receptividade que encontraram no município em relação ao projeto Recompondo Saberes e ao Sistema Sesi-SP de Ensino e, principalmente, o vínculo estabelecido entre o SESI-RN e as escolas municipais. Eles consideram que esse conjunto de fatores favorece o sucesso percebido nos programas implementados para formações e transferência de tecnologia educacional.
“O SESI-SP, como parceiro do SESI-RN, ressalta que o cenário educacional brasileiro necessita, cada vez mais, de parcerias que visem o fortalecimento da rede educacional brasileira, propiciando caminhos para uma educação de qualidade e melhores resultados no desempenho de seus estudantes”, avaliaram. “Tais proposições estão em consonância com os objetivos institucionais, apontados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em seu mapa estratégico da indústria de 2023, que destaca como principais desafios o baixo desempenho dos estudantes no IDEB e PISA, a qualidade a ser melhorada nas gestões escolares e na formação de professores, além da infraestrutura escolar ser inadequada em muitas regiões”, apontam.
O projeto de Interiorização da Educação, com a parceria entre o Serviço Social da Indústria dos estados do Rio Grande do Norte (SESI-RN) e de São Paulo (SESI-SP), tem assegurado resultados na educação do município de Acari.
A gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, lembra que o Projeto de Interiorização da Educação busca elevar a qualidade da educação. Com o novo método, os alunos têm acesso a material didático, como também aulas de inglês desde o ensino fundamental I.
O projeto auxilia na recuperação de conteúdos e possíveis déficits de aprendizagens em decorrência do período da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2023. O “Recompondo Saberes” é um programa gratuito para compartilhamento de soluções educacionais e foi aplicado em 63% dos municípios paulistas, entre o segundo semestre de 2022 e o primeiro de 2023. Para aplicá-lo, os profissionais do SESI-RN passaram por uma preparação junto aos profissionais do SESI-SP.
Além dos alunos, professores da rede pública passaram por uma adequação para poderem ministrar o conteúdo em sala de aula, como também para encontrarem a melhor maneira de ensinar a metodologia adaptada à realidade das escolas acarienses.
Durante a execução do Interiorizando a Educação, os profissionais de Acari recebem acompanhamento regular dos professores do SESI-RN para ajudar em qualquer demanda ao longo de sua aplicação. Esse acompanhamento, ressalta a gerente Ana Karenine Medina, garante que o projeto seja explorado em sua totalidade.
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