As ações realizadas pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN), em 2024, e os projetos para 2025 foram tema da apresentação “2024 em Ação”, realizada pelo superintendente regional, Juliano Martins, durante sua participação na 9ª reunião de Diretoria da FIERN. O encontro aconteceu na Casa da Indústria e reuniu presidentes de sindicatos, diretores e vice-presidentes da entidade.
Antes da apresentação, o Conselho Regional do SESI-RN se reuniu para discutir temas estratégicos relacionados ao crescimento da instituição. Durante a explanação, Martins destacou iniciativas nas áreas de Cultura, Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Educação, ressaltando o impacto positivo das ações no estado.
“Trabalhamos para aproximar os serviços e ações do SESI para as indústrias do nosso estado, como também para levar cultura a comunidade e um ensino de excelência aos filhos dos trabalhadores da indústria”, disse.
O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, enalteceu o trabalho realizado ao longo do ano e os esforços de planejamento estratégico. “Mantivemos a performance do SESI com forte atuação em educação e saúde, além de implementar ações culturais realizadas no Casarão. Isso tem beneficiado muitas pessoas”, afirmou.
Segundo Martins, em 2024, o SESI-RN realizou treinamentos e capacitações para mais de 300 participantes da instituição com investimento de cerca de R$ 250 milhões. Ações de SST beneficiaram cerca de 105 mil trabalhadores da indústria e, através de ações culturais, mais de 43 mil pessoas foram impactadas.
Na educação, foram 10.077 matrículas realizadas nas escolas em São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau. Além disso, a instituição promoveu mais de 1,7 milhão de consultas ao acervo SESITEC. Ao todo, as iniciativas do SESI-RN aconteceram em 107 municípios, abrangendo 64% do estado.
Em sua apresentação, Martins destacou também o projeto de Interiorização da Educação, que levou ensino de qualidade a escolas municipais de Acari com apoio do SESI-SP. As atividades culturais no SESI Solar Bela Vista, que reforçaram o compromisso com a inclusão da cultura no ambiente industrial potiguar incluindo música, artesanato, dança, pintura e teatro entre as atividades ofertadas, também ganharam espaço na apresentação.
A atualização da estrutura organizacional que incluiu a criação da Gerência Executiva de Cultura e o retorno da coordenação de Mercado para o SESI-RN foram mencionadas. “Temos trabalhado em levar a prestação de serviços para dentro das empresas e das indústrias através das visitas técnicas”, disse Martins. Além disso, a participação em eventos como Go!RN, Fenacam e Mossoró Oil&Gas Energy foram ressaltadas como estratégicas para a prospecção de negócios.
Em 2025, o SESI-RN planeja uma série de iniciativas estratégicas para ampliar seu impacto nas áreas de Educação, Saúde e Cultura.
Na educação, serão implementadas ações como a ampliação do projeto de Interiorização da Educação, como também a especialização docente para professores do SESI-RN e implantação de um programa bilíngue na SESI Escola de Macau, além da inclusão da disciplina de inteligência artificial no currículo escolar.
Na área de saúde, os planos incluem a construção da SESI Clínica Seridó, a modernização e ampliação das unidades móveis, a atualização tecnológica de equipamentos médicos e de engenharia, além de melhorias nos processos de atendimento ao cliente. A transformação digital em SST também está prevista, com workshops e encontros técnicos para fomentar inovação e eficiência.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900