Talentos potiguares se destacam na música durante Festival do Industriário 2024 – Entoando Canções no TAM

29/04/2024   10h27

Etapa semifinal aconteceu no sábado (27) e anunciou os finalistas do Polo Natal – Foto: Oberdan Medeiros

 

O Teatro Alberto Maranhão – TAM ficou pequeno para a animação do público que foi prestigiar a etapa Semifinal Polo Natal do Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções realizada na noite do sábado (27). Foram 12 semifinalistas no palco do TAM em encantadoras apresentações concorrendo a quatro (04) vagas para a final, marcada para o dia 30 de maio no Teatro Riachuelo.

 

O start inicial da noite foi dado pelo presidente da FIERN e idealizador do Festival, Roberto Serquiz. “É uma noite de festa, de animação e, principalmente, de muito talento. É com imensa alegria que iniciamos as etapas de apresentação junto ao público. Vermos um projeto como este sair do papel e se concretizar com tanto êxito é gratificante e já nos faz vislumbrar as próximas edições. Meus agradecimentos a todos os envolvidos”, declara Serquiz.

 

 

Logo após, o palco do centenário TAM foi abraçado pela musicalidade da SESI Big Band, sob o comando do maestro Eugènio Graça que puxou um emocionante coro do público na canção “Asa Branca”, ainda nos primeiros acordes da banda. A Big Band entregou o tablado aos semifinalistas em uma grande sintonia com a plateia. “Uma honra imensurável dividir este lugar com banda e com esses grandes artistas da indústria que vocês vão conhecer nessa noite”, expressou o maestro.

 

Sob fortes aplausos, as apresentações com os 12 semifinalistas foram marcadas por emoção e torcida organizada. No repertório da categoria Interpretação, músicas populares e já conhecidas pela plateia, estavam as canções “Vapor Barato”, “Oceano”, “A Loba”, “João de Barro”, entre outras. Já na categoria Autoral, grandes composições e melodias se fundiram em apresentações únicas que passearam por ritmos como o forró, gospel, samba e outros.

 

Após as apresentações dos semifinalistas, a plateia seguiu animada com a participação da banda The Teachers, formada por professores do SENAI. E, em seguida, finalmente, as esperadas premiações da noite. A primeira premiação anunciada foi a de “Melhor Torcida” que ficou com a equipe da candidata Janaína Gomes, da empresa Recicla Indústria e Comércio de Metais LTDA – Natal.

 

 

Seguindo a programação, o anúncio dos finalistas do Polo Natal. Na categoria Interpretação as vencedoras foram: Anne Torres, da CAERN – Natal/RN e Maju Freitas, da 3 Corações S/A – Natal/RN. Na categoria Autoral, os vencedores foram: Val Souto, da Vicunha Jeans Identity – Ceará Mirim e Gleidson Guedes, da Iane Indústria de Alimentos do Nordeste – Goianinha. Todos os finalistas receberam troféu, prêmio em dinheiro no valor de 1 mil reais e participação de preparação vocal e cênica com especialistas, além, é claro, de vaga garantida na final.

 

“Quando ainda estávamos no papel deste grande projeto, eu imaginava ele exatamente assim como foi nessa noite. Eu pensava em algo com qualidade, descontraído, diverso como é a arte, emocionante, participativo, então, ver tudo isso junto aqui, nessa semifinal, é sensação de dever cumprido e, que ainda tem mais para acontecer. Candidatos, familiares, amigos, torcidas, diretores e presidente da FIERN, estavam numa vibração uníssona, foi um momento democrático e tocante. Posso adiantar que o Festival do Industriário terá vida longa, se depender das avaliações positivas desta primeira edição”, declara Diana Fontes, coordenadora do festival.

 

Além do presidente da FIERN, estavam presentes na plateia Ivanaldo Maia, Etelvino Patrício, Heyder Dantas, Djalma Barbosa Júnior (Diretores da FIERN); Ana Adalgisa Dias, Coordenadora Corporativa do Sistema FIERN; Juliano Martins, Superintendente Regional do SESI/RN; Juan Saavedra, Superintendente Regional do IEL/RN; Kleber Cavalcanti, Diretor de Operações do SENAI/RN e, Amora Vieira, Diretora do CTGás.

 

 

O Festival, que tem como objetivo celebrar o Dia da Indústria, estimular a criação artística musical dos industriários, descobrir novos talentos, fomentar e difundir a produção musical do estado, é realizado pelo SESI com co-realização da FIERN. Uma ação que fortalece o SESI como protagonista no incentivo cultural do Rio Grande do Norte.

 

“Objetivo alcançado. Um projeto que estimula e oportuniza o trabalhador da indústria a expor seu talento na música em um palco importante, acompanhado por renomados músicos profissionais do RN. Esse primeiro momento foi um sucesso total, apresentações de altíssimas qualidades. Estamos ansiosos para as semifinais de Caicó e Mossoró e, claro, para a grande final no dia 30 de maio, onde estaremos todos reunidos no Teatro Riachuelo. É isso, o Festival do Industriário foi lançado e veio para ficar, tivemos uma resposta positiva vinda do industriário e do público”, finaliza Roberto Serquiz, presidente da FIERN.

 

 

Festival

 

O Festival é destinado a todos os gêneros e estilos da música brasileira, e com foco nos trabalhadores da indústria brasileira (industriários e empresários) e seus descendentes diretos (cônjuges e filhos, a partir de 18 anos de idade).

 

As inscrições para o Polo Caicó seguem até o dia 6 de maio e em Mossoró, até o dia 17 de maio. A semifinal de Caicó está marcada para o dia 11 de maio no Centro Cultural Adjuto Dias e a de Mossoró no dia 24 de maio, no Auditório do SENAI/RN.

 

Mais informações sobre o Festival do Industriário 2024 – SESI Entoando Canções”, siga @sesirn.

 

Fotos: Oberdan Medeiros

Skip to content