Estudantes do Ensino Médio da SESI Escola São Gonçalo do Amarante terão seus textos publicados em um e-book elaborado pela Sapientia. A publicação é resultado da participação dos alunos na Olimpíada Tríplice Fronteira, afiliada da Sapientia e realizada pelo Instituto Vertere.
No resultado final da competição, a SESI Escola SGA contou com aprovação de oito alunos entre os 21 finalistas nacionais. Os estudantes são Mariany Cruz da Silva Albuquerque Campos; Kawanny Beatriz de Lima Ferreira, Iasmim de Sampaio Barros Costa, Adria de Lima Dias, Matheus da silva Ferreira, Ana Flavia Nunes Cavalcanti, Giovanna Nancy Silva Torres, Pedro Henrique de Melo Vale foram os oito premiados que terão seus textos no livro digital.
De acordo com a professora e socióloga, Zânia Gomes, o resultado reflete o empenho e a dedicação dos estudantes e educadores envolvidos no processo, bem como a qualidade das propostas apresentadas pelos alunos selecionados.
“Além disso, a competição oferece uma oportunidade única para os participantes aprimorarem suas habilidades de pesquisa, comunicação e resolução de problemas, preparando-os para desafios futuros no campo do desenvolvimento sustentável e educação”, explica Zânia.
A Olimpíada, que visa incentivar a reflexão sobre a promoção da melhoria dos índices educacionais na comunidade sul-americana, recebeu inúmeras redações de alto nível.
“É um orgulho termos tamanha aprovação, uma vez que podemos comprovar que nossos alunos estão preparados para discutir sobre os assuntos pautados na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), demonstrando uma preocupação com um tema tão importante que é a educação e os mecanismos que podemos utilizar para melhorá-la”, destaca a professora Zânia.
Para a SESI Escola, a Olimpíada Tríplice Fronteira representa não apenas uma vitória para os alunos individuais, mas também para a SESI SGA e para a educação brasileira como um todo. “A participação e sucesso dos alunos nesta competição destacam o compromisso do SESI SGA em promover a excelência acadêmica, a inovação e o engajamento cívico entre seus alunos”, completa Zânia.
Nesta edição, os alunos participantes foram desafiados a analisar criticamente os fatores que influenciam a qualidade da educação em suas comunidades e a desenvolver propostas concretas para promover mudanças positivas nessa área.
Segundo a SESI Escola, o tema da competição não apenas estimulou o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, mas também os incentivou a se engajarem ativamente na busca por soluções para um dos desafios mais urgentes enfrentados pela sociedade atualmente.
Texto: Jô Lopes
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