Parceria entre SESI-RN e SESI-SP levará material didático e capacitação em educação para Acari

8/12/2023   18h52

 

O Sistema SESI Estruturado de Ensino, um projeto piloto fruto de parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI-RN) e o SESI São Paulo, quer elevar o nível da educação em Acari, município do interior do Rio Grande do Norte. A ação visa levar livros didáticos de ponta para estudantes do Ensino Fundamental (I e II) e formação continuada a professores da rede pública da cidade. O convênio foi firmado pelo superintendente regional do SESI RN, Juliano Martins, com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Josué Gomes, e com o superintendente do SESI-SP, Alexandre PFlug.

 

Com início em janeiro de 2024, o projeto ‘Sistema SESI Estruturado de Ensino’ deve impactar 570 alunos em quatro escolas, sendo três do Ensino Fundamental I, com 133 alunos, e uma do Ensino Fundamental II, com 234 estudantes, explica o superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins. A expectativa é ampliar a rede no futuro. “Faremos esse piloto ao longo de 2024 com todas as escolas do município para que no ano de 2025 a gente possa ampliar para outros municípios que tiverem interesse”, explicou.

 

 

O primeiro passo, antes do início do ano letivo, é capacitar os professores. Ainda segundo o superintendente, quatro supervisores do SESI-RN estarão à disposição dos docentes in loco para auxiliar nesse período. Essas capacitações devem ocorrer ao longo do ano. Ao todo, sete profissionais do SESI-SP estão engajados na iniciativa. O material disponibilizado por eles é generalista e usa exemplos da indústria no Brasil para aplicabilidade dos assuntos ministrados em sala de aula.

 

A intenção é, de fato, gerar impacto positivo na educação em municípios do interior do Estado. Martins explica que, no cenário do ensino potiguar, iniciativas como essa são fundamentais. “O Rio Grande do Norte tem a segunda pior Educação Básica do Brasil e a nossa intenção é ajudar a reverter esse cenário e levar a experiência do SESI para dentro da sala de aula”, complementa.

 

O material cumpre o currículo estadual de ensino, mas de maneira diferenciada, trazendo assuntos com aplicabilidade para o setor industrial e novas tecnologias. “É um material que vem mais atualizado, mais voltado ao aprender de acordo com a vivência do aluno. Eles são totalmente voltados para o campo da indústria, então a diferença do material didático do SESI é que todos os exemplos, todos os trabalhos desenvolvidos dentro do material, são voltados para a indústria”, explica a gerente de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina.

 

O Sistema SESI de São Paulo começou a estabelecer parcerias com municípios do estado ainda em 2010. Atualmente, o serviço conta com parcerias em 58 cidades e atendeu mais de 183 mil alunos da rede pública. A intenção é contribuir com a melhoria da qualidade da educação por meio da implantação da proposta educacional do Sistema SESI-SP de Ensino.

 

O método ocorre conforme etapas como: implantação da proposta educacional, formação docente, formação para coordenador pedagógico, formação continuada para diretor de escola, monitoramento da implantação com gestores, até culminar no material didático da rede escolar.

 

“O nosso grande diferencial, para além do material, são justamente essas formações para se atualizar, para discutir novas estratégias, práticas, para pensar nesses alunos que estão longe, que são diferentes da nossa época de educação. A gente acha que será muito positivo, vai impactar positivamente e a ideia é essa de parceria”, detalha a supervisora SESI SP no projeto, Vanessa Barros.

 

Projeto Interiorização da Educação

 

O projeto SESI Sistema de Ensino é o segundo dentro da iniciativa “Interiorização da Educação”, que visa levar ações que impactam o ensino em municípios do interior do Rio Grande do Norte.

 

Além deste, há o projeto Recompondo Saberes, no qual o SESI auxilia na elevação de habilidades em Língua Portuguesa e Matemática, visando recompor perdas educacionais que os estudantes sofreram durante o período da pandemia.

 

Na semana passada, profissionais do SESI RN passaram por uma capacitação junto à equipe do SESI SP para implantação das atividades no início do próximo ano.

 

Texto e fotos: Líria Paz

Skip to content