Solar Bela Vista Cultura encerra temporada 2023 com tributo a Elino Julião e evento infantil

27/11/2023   17h33

Ao ritmo do forró e da arte circense, o Solar Bela Vista Cultura encerrou, no último fim de semana, a temporada de atividades em 2023. Ao longo do ano, a programação promovida pelo Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte (SESI-RN), entidade do Sistema FIERN, contou com 12 eventos culturais diversos e um público de mais de 7.500 participantes.

 

No sábado (25), o “Solar de Elino Julião” fez uma homenagem ao ilustre potiguar compositor de sucessos como “Rabo do Jumento” e “Forró da Coreia”. Para animar a festa, que começou no final da tarde nos jardins do Solar, o trio de sanfoneiro Du7, seguido de Jubileu Filho comemorando 40 anos de carreira musical.

 

Na sequência, foi a vez da cantora Tanda Macêdo e sua Roda de Forró colocar todos para dançar ao som de clássicos do gênero. Nara Costa e Deusa do Forró participaram do show, reforçando a presença feminina no ritmo e também fazendo suas homenagens ao mestre Elino.

 

“Homenagear Elino é homenagear nossas raízes, nossos costumes. É também celebrar esse mestre que fez aniversário dia 13 de novembro. Que possam existir muitas outras edições do Solar Bela Vista Cultura para que a gente possa dançar e cantar muito nossos artistas e a nossa música potiguar”, celebrou Tanda.

 

Essa foi a terceira vez que a professora de artes visuais, Adeilza Gomes, participou das atividades culturais do Solar neste ano. Para ela, a programação deveria ser permanente no espaço. “O cidadão potiguar merece demais esse tipo de evento feito com qualidade, muito bem organizado da ambientação a programação, num ambiente ao ar livre, familiar, e com nossos artistas sendo valorizados”, afirmou.

 

Entre o público diverso que compareceu ao evento, um grupo em especial chamou a atenção pela habilidade nos pés, giros e ritmo: Mais de 50 participantes do projeto Forró na UFRN, ação de extensão do Departamento de Educação Física, participaram da festa e tomaram conta do salão.

 

“Esse era um evento muito esperado por nós seja para confraternizar, colocar em prática nosso forró como para valorizar a cultura e a dança, que tanto representa o nosso Nordeste. Estar no Solar é muito importante também. Um espaço lindo e localizado na origem da cidade, é importante essa vivência”, afirmou Danilo Cunha, colaborador do projeto Forró na UFRN.

 

Circo Consciente
A criançada também pôde se despedir do Solar Bela Vista, no domingo (26), com o evento “Circo Consciente”. O evento contou com atividades da Cia Guingas de Recreação, com brincadeiras relacionadas à arte circense e uma oficina de malabares com fitas.

 

Para fechar a programação, o Palhaço Piruá, acompanhado da Palhaça Paraqueta, ocuparam o picadeiro e garantiram risadas de toda a família com o espetáculo “Piruá de Circo”. Malabarismo, equilibrismo, magia, ciência e muita palhaçada fizeram parte da peça, que fala sobre a felicidade como a verdadeira essência da vida.

 

 

Para o pequeno Francisco Melo, de 9 anos, a primeira vez no Solar Bela Vista foi aprovada. “Eu adorei a programação e o espaço. Brinquei com o bambolê, mas ver o espetáculo foi a coisa mais legal. Aprendi que se você acredita nos seus sonhos um dia você vai conseguir”, contou.

 

A programação cultural e ocupação do prédio histórico, restaurado pelo SESI-RN, faz parte de uma série de eventos para celebrar os 70 anos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), em 2023, promovidos pelo SESI. A coordenação e execução das atividades culturais do Solar Bela Vista tem assinatura de Diana Fontes – Direção e Produção Cultural.

 

Para a produtora, Diana Fontes, o sentimento é de realização com o final da temporada do Solar Bela Vista Cultura. “Muito feliz e realizada por ter aberto as portas e janelas desse prédio, que cheira a tradição no Centro Histórico de Natal, com tantos eventos lindos. Gratidão a todo o público que acreditou, compareceu e esteve nesse espaço conosco e com o SESI celebrando os 70 anos da FIERN, que abraçou a diversidade cultural do estado”, afirmou Diana Fontes.

 

Em cada evento realizado em 2023, o público foi convidado a doar 1kg de alimento não perecível. Ao longo dos 12 eventos, mais de 600 cestas básicas foram doadas para instituições beneficentes do Estado, através de uma parceria com o Armazém da Caridade.

 

 

Texto: Carol Reis

Fotos (forró): André Rosa
Fotos (infantil): Oberdan Medeiros

Skip to content