SESI-RN entrega unidades SESITEC nas cidades de São Tomé e Lagoa Nova

11/09/2023   12h47

O Serviço Social da Indústria no Rio Grande do Norte inaugurou duas novas unidades SESITEC, nas cidades de São Tomé e Lagoa Nova, na última sexta-feira (8). A entrega das unidades promete impulsionar a educação nos municípios contemplados, com a disponibilização de ambientes de criação e acesso a ferramentas inovadoras e conhecimentos em Ciências e Tecnologia.

 

As inaugurações foram realizadas pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales, acompanhado do diretor 1º tesoureiro e presidente eleito da FIERN, Roberto Serquiz, e do superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins. Em São Tomé, a cerimônia também contou com a presença do presidente do Sindicato da Indústria da Extração de Metais Básicos e de Minerais Não Metálicos do RN (Sindiminerais-RN), Mário Tavares, enquanto em Lagoa Nova o evento teve a presença do diretor da FIERN Francisco Assis de Medeiros.

 

 

Amaro Sales destacou a importância da educação para a transformação e enalteceu a importância das SESITEC para o desenvolvimento das comunidades. “A educação, em um país como o nosso, é essencial para transformar a vida das pessoas”, apontou. “Esses equipamentos são uma contribuição do Sistema FIERN para provocar o pensamento e a criatividade dos jovens que utilizarem as ferramentas que a SESITEC oferece”, acrescentou.

 

“A população pode se orgulhar de ter um equipamento moderno e tecnológico. Espero que todos abracem essa oportunidade para colherem os frutos no futuro”, completou Amaro.

 

Idealizado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) em conjunto com o Departamento Regional do SESI-RN, o SESITEC foi definido como o novo formato das Indústrias do Conhecimento, programa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levou informação e cultura a todos os estados brasileiros.

 

São Tomé

 

Em São Tomé, a unidade SESITEC leva o nome do professor José Jailson Soares, nascido na cidade. Ele era licenciado e especialista em Matemática, tendo sido professor na rede municipal de educação de São Tomé e de Barcelona e, posteriormente, a rede estadual. Jailson sempre foi muito atuante nas lutas sociais, sindicais e políticas, buscando sempre a justiça e igualdade para os menos favorecidos, com muito amor à profissão. Com sua paciência e sabedoria foi ganhando espaço na educação de São Tomé e do Rio Grande do Norte.

 

 

Em 2012, atuou como secretário de educação do município, com uma gestão focada na melhoria nas infraestruturas escolares, valorização dos profissionais e formações que trouxessem avanço à aprendizagem dos alunos. Foi premiado como “Gestor Nota 10” no Encontro Nacional de Secretários de Educação daquele ano. Em 2015, tornou-se vice-diretor da Escola Estadual Amaro Cavalcanti, mantendo os princípios e propostas de melhorias nas redes de educação. Jailson faleceu em junho de 2016, deixando um grande legado e bom exemplo para a educação potiguar.

 

 

A esposa de Jailson, Márcia Maria Bezerra Soares, discursou em nome dos familiares do homenageado. “Fico muito orgulhosa e honrada por lembrarem da pessoa que Jailson foi para a comunidade de São Tomé e por homenagearem ele na nomeação da SESITEC da nossa cidade”, declarou.

 

O vice-prefeito de São Tomé, Josinaldo Amaro de Lima, representou o prefeito Anteomar Pereira da Silva na solenidade e agradeceu pela parceria entre o Sistema FIERN e a Prefeitura de São Tomé para a instalação do equipamento. “É um momento festivo para nossa cidade e uma satisfação inaugurar esse espaço que trará grande desenvolvimento para a educação do nosso munícipio”, comentou.

 

Lagoa Nova

 

A SESITEC de Lagoa Nova também homenageia uma profissional da educação. A professora Bernadete Xavier Gomes, nascida em 1927, quando o território de Lagoa Nova ainda pertencia à cidade de Currais Novos, dá nome à unidade. Também conhecida como “A Professorinha”, sua atuação no município rendeu grandes contribuições na formação educacional da comunidade. A jornada de Bernadete foi marcada por uma doença que desafiava a medicina da época e foi precursora em uma campanha nacional para a fundação de um hospital contra o câncer. Faleceu em 1958, no Hospital Saint Michel, em Paris, na França.

 

 

Seu irmão, Antônio Xavier Gomes, foi responsável por falar em nome dos familiares da homenageada. “Tenho muito orgulho de dizer que minha irmã dá nome à SESITEC da nossa cidade natal. Ela, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da comunidade lagoa-novense, agora dá nome a um equipamento que vai impulsionar esse desenvolvimento”, afirmou.

 

Já o secretário de Esporte, Cultura e Juventude de Lagoa Nova, Matheus Manoel de Medeiros, representou o prefeito Luciano Silva Santos, e também agradeceu a parceria do Sistema FIERN para levar a SESITEC à cidade. “Recebemos aqui um equipamento grandioso que vai trazer acesso a ferramentas de última geração para os jovens da cidade. O espaço vai unir o poder das informações tradicionais com as maravilhas tecnológicas da modernidade para desenvolvermos grandes trabalhos com a rede educacional”, destacou.

 

 

Texto e fotos: Guilherme Arnaud
#SESI #SESITEC #Educação

Skip to content