Vivenciar in loco transformações que acontecem no ambiente urbano da cidade de Natal é o objetivo de uma ação realizada pelo professor da disciplina de Geografia da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, Paulo César Palhares. Na atividade, os alunos exploraram os espaços externos às salas de aula, para aprenderem sobre os processos que envolvem as dinâmicas urbanas da cidade.
A supervisora pedagógica da SESI Escola, Edilene Cândido da Silva explica que o professor Palhares aproveitou que a escola é situada na Avenida Bacharel Tomaz Landim, uma das principais vias de movimentação da cidade de Natal e que possui uma conurbação, que é o encontro das malhas urbanas de duas cidades, com a cidade de São Gonçalo do Amarante para ensinar.
“O professor Palhares utilizou essa área para aplicar conhecimento in loco de Geografia, analisando a paisagem como a do entorno da SESI Escola e que tinha como o tema o crescimento e evolução urbana da cidade de Natal”, diz a supervisora.
Para o professor Palhares, o ambiente serve perfeitamente para a temática, uma vez que o espaço evidencia muitas dinâmicas urbanas.
“O local conta a história porque, em seu entorno, há o crescimento exponencial de moradias, a relação da Zona Norte como o eixo de moradia e trabalho da cidade, os fluxos de mobilidade urbana que a cidade aporta e ainda uma reforma da avenida que impacta em vários elementos da cidade como questões sociais, comércio e cotidiano”, explica.
A aula além de educativa torna-se muito divertida, segundo conta a gerente executiva de educação do SESI-RN, Karenine Medina, uma vez que os alunos fazem uma “verdadeira festa” enquanto aprendem e criam um diálogo importante e marcante no processo de construção de cada criança.
“Essa é apenas uma das metodologias aplicadas na SESI Escola em várias dinâmicas de aprendizados que buscamos em nossa caminhada educativa”, reforça.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900