Alunos da SESI Escola RN participam do concurso internacional de redação da Goi Peace

29/06/2023   12h08

 

As turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Médio da SESI Escola Rio Grande do Norte participam durante o mês de junho, através de atividade em sala de aula, do concurso de redação do International Essay Contest for Young People, uma iniciativa da ‘Goi Peace Foundation’ apoiada pela UNESCO.

 

A atividade é coordenada pelos professores de Inglês, Airton Baracho e Artuane Neves. O International Essay Contest for Young People é um concurso anual de redações, desenvolvido com base no Programa de Ação Global da UNESCO (GAP) sobre Educação para Desenvolvimento Sustentável (EDS).

 

De acordo com o professor Baracho, o objetivo é de aproveitar a energia, criatividade e iniciativa dos jovens do mundo para a promoção de paz e desenvolvimento sustentável, além de inspirar a sociedade a aprender com jovens a pensar na mudança dos problemas mundiais.

 

“Todas as turmas tiveram a oportunidade de participar. Com isso, conseguimos alcançar mais de 200 alunos inscritos em Mossoró e mais de 400 alunos em Natal”, diz.

 

Ele acrescenta que este concurso anual de redação é organizado com a intenção de aproveitar, despertar a iniciativa, a criatividade e o senso crítico da juventude do mundo na promoção de uma cultura de paz e desenvolvimento, fazendo com que a sociedade possa aprender com as mentes jovens e fazer refletir como cada um de nós pode fazer a diferença no mundo.

 

Com o tema ‘Jovens Criando um Futuro de Paz’ os alunos desenvolveriam seu pensamento crítico sobre como seria um mundo pacífico; como os jovens podem trabalhar juntos, usando ideias e abordagens criativas para concretizar um futuro pacífico.

 

“Os alunos gostam de fazer trabalhos assim, diferente, e os motivam a estarem cada vez mais inseridos em seu aprendizado de forma prática e dinâmica”, destaca o professor.

 

O trabalho para a disciplina de inglês tem como objetivo estimular a prática do “Write” dos alunos, como também, desenvolve habilidades como fluência na escrita, conhecimento gramatical e vocabulário, compreensão textual, pensamento crítico, criatividade e expressão pessoal, sensibilidade cultural.

 

“Essas competências são adquiridas por meio da prática regular de escrita, leitura e interpretação de textos, permitindo uma comunicação eficaz e uma compreensão mais ampla da língua e da cultura associada a ela”, destaca.

 

Para a gerente executiva de educação, Karenine Medina, como resultado de aprendizado, os alunos desenvolvem o seu senso criativo e crítico, as habilidades com a língua inglesa.

 

“É um momento oportuno para fazer com os alunos do SESI Escola Mossoró e São Gonçalo mostrem para o mundo o seu pensamento criativo para a promoção da paz e de um desenvolvimento sustentável fazendo com que se possível possamos aprender com o despertar deles e passar a refletir sobre a necessidade de mudança a partir desses problemas sociais”, conclui Karenine.

 

Skip to content