Projeto Letras e Telas incentiva a leitura e desenvolve habilidades artísticas na SESI Escola SGA

5/05/2023   09h56

 

Para estimular o hábito de leitura e promover o desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais entre os estudantes, a SESI Escola São Gonçalo do Amarante colocou em prática o projeto “Letras e Telas”. Durante o mês de abril, foram promovidas atividades para trabalhar a leitura e criatividade das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental II.

 

Coordenado pela bibliotecária da escola, Jéssica Martins, e pelas professoras de Língua Portuguesa, Kêmila Samara e Laís Guimarães, o Letras e Telas realizou uma leitura coletiva do livro “Prem, Prya e as portas mágicas”. Em seguida, os alunos puderam expressar a criatividade e imaginação por meio da representação artística livre da obra lida, desde pinturas em tela e produção de cartazes até a criação de gibis ou fanzines.

 

Durante a atividade, os alunos foram divididos em grupos para leram e interpretaram a obra literária. Depois de debaterem sobre o livro e compartilharem suas impressões, cada grupo criou uma representação artística utilizando papel, lápis de cor, tela, tintas e outros recursos disponíveis. As produções artísticas das turmas ficaram em exposição na Biblioteca para divulgação e conhecimento das demais turmas.

 

 

“Acreditamos que a leitura é uma ferramenta fundamental para a formação integral dos nossos alunos e a representação artística é uma forma de ampliar a compreensão e o engajamento com as obras literárias”, afirma a bibliotecária da escola.

 

As alunas Mariane Pereira e Maria Beatrice participaram do mesmo grupo e decidiram realizar a representação artística em uma tela de pintura. Para Mariane foi prazeroso ensinar ao grupo algumas técnicas de pintura. Já para Maria Beatrice foi desafiadora a organização das ideias depois da leitura e o aprendizado na execução da tela ficará com ela para sempre.

 

O aluno Gustavo enalteceu a proposta do projeto e apreciou o trabalho conjunto. “Gostei muito do modo que as professoras organizaram a produção das atividades, pois foi meu primeiro trabalho em grupo presencial. Dessa forma pudemos nos entender melhor e todos conseguiram produzir algo”, relata.

 

 

Para as professoras, o resultado do projeto foi surpreendente. “Os alunos demonstraram muita criatividade e habilidade artística. Foi incrível ver como conseguiram expressar suas ideias e sentimentos por meio da arte, e como a leitura pode inspirar e ampliar horizontes”, comenta a professora Kêmila Samara.

 

A professora Laís Guimarães completa, dizendo que “queremos que nossos alunos se tornem leitores críticos e reflexivos, capazes de se expressar com criatividade e originalidade, e que desenvolvam habilidades importantes para o sucesso acadêmico e profissional”.

 

Skip to content