O incentivo à leitura teve mais uma ação na SESI Escola São Gonçalo do Amarante, a ‘Oficina de Fanzine’. Durante o mês de abril, dedicado ao livro infantil, a bibliotecária Jéssica Martins e a professora de Português Kêmila Samara promoveram uma oficina de fanzine para incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes do 7° ano.
Para o aluno Aldo Murilo, a oficina de fanzine foi uma oportunidade de aprender a criar e produzir suas próprias publicações. “Participar da oficina foi uma experiência divertida e gratificante, pois é algo muito inovador e divertido”, diz.
A professora Kêmila Samara explica que a atividade de produzir fanzines fomenta a criação literária, artística e cultural, bem como estimula o a criatividade e reflexão linguísticas e textuais. “Além disso, os alunos têm a liberdade de expressar suas compreensões através de seus enredos e desenhos. Olhando pelo prisma gramatical posso identificar potencialidades e pontos a serem melhorados da turma”, enfatiza.
A ação aconteceu na Biblioteca Álvaro Coutinho da Motta, na SESI Escola SGA. Os participantes tiveram a oportunidade de criar seu próprio fanzine (revista de fãs, ou dedicada a um único tema), explorando seus estilos de desenho e escrita. As criações tiveram como inspiração as obras de Ziraldo.
A oficina contou com duas etapas, leitura e criação. Primeiro, os alunos foram organizados em grupos e foi escolhido uma obra de Ziraldo para cada Grupo. Depois, aconteceu a leitura da obra. Posteriormente, os grupos discutiram sobre suas intencionalidades e enredo que o fanzine abordaria. Por fim, criaram fanzine, com enredo e ilustrações autorais.
“Por estarmos inseridos em uma biblioteca escolar a leitura vai além de desenvolver habilidades cognitivas e aprimorar a capacidade de se comunicar. A leitura tem que proporcionar momentos de relaxamento, distração e lazer, ampliando as possibilidades de entretenimento”, explica a bibliotecária Jéssica Martins.
Além de estimular a criatividade, a oficina tem como objetivo incentivar a leitura entre os jovens, apresentando-lhes uma forma divertida e criativa de expressão. Ao criar seu próprio fanzine, os participantes puderam explorar diferentes histórias e personagens, desenvolvendo seu interesse pela leitura e escrita.
A aluna Leticia de Lima diz “me atentei muito na produção do fanzine”. O aluno Miguel Pacheco expressa que todos deveriam “criar um fanzine, pois é possível se expressar de uma forma divertida”. Já Rian Vinícius complementa “me sinto orgulhoso com o que produzimos, foi algo que foi preciso cuidado e dedicação, mas é algo que valeu a pena”.
Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal/RN - CEP: 59075-900