Equipes do SESI-RN chegam preparadas e confiantes para a etapa regional do Torneio de Robótica

9/02/2023   17h45

A etapa regional do Torneio SESI de Robótica vai reunir, nesta sexta-feira (10), no SESI Clube, equipes de escolas da Rede SESI e das redes pública e privada de educação, vindas de Natal, São Gonçalo do Amarante, Macau, Mossoró, Baía Formosa, e dos estados da Paraíba e do Ceará. As equipes do SESI-RN chegam preparadas para a competição.

 

Para a aluna Ana Flávia Cavalcanti, do 2º ano da SESI Escola SGA, o torneio é uma oportunidade de uma boa experiência para levar para a vida. “Espero que seja uma experiência boa para mim e para a minha equipe, que a gente mostre todo nosso esforço, mas também lembre da diversão, encarnando os valores da FIRST. A robótica é sobre isso: construir e apresentar um trabalho de qualidade da melhor maneira possível, com diversão e espontaneidade”, aponta.

 

SESI BATLEGO, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante

 

 

O professor Paulo César Palhares, técnico da equipe SESI Jovens Punarés, da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, espera bons resultados no torneio. “Fizemos uma boa jornada, nela tivemos muito aprendizado e construção de valores, vi cada membro da Punarés e também das outras equipes se esforçarem muito, abrir mão de alguns momentos de lazer para se dedicarem a este evento, então a expectativa é de bons resultados”, comenta.

 

“Acredito muito na possibilidade do Champions Awards, mas acima de tudo acredito que fizemos uma grande temporada e nosso prêmio já foi construído na caminhada”, declara Palhares. “A preparação foi intensa, construímos uma rotina de treinos no contrafluxo de horários dos alunos, onde ministrávamos cursos de várias modalidades para aprimorar as habilidades dos nossos competidores. Eu, por exemplo, ministrei aulas sobre oratória e apresentação. Foi uma experiência que pretendemos aprimorar cada vez mais”, completa.

 

Na SESI Escola Mossoró, o professor Leonardo Garcia é técnico da equipe SESI Galaxy Forces, além de ser treinador secundário dos times SESI Soldados do Araripe, SESI Monxorós e SESI Mandacarus. “Estamos bem confiantes, as equipes treinaram muito, se dedicaram diariamente e avançaram em todas as áreas da competição, ou seja, no Projeto de Pesquisa, no Core Values, e no Designe do Robô”, afirma.

 

SESI Galaxy Forces, equipe de robótica da escola de Mossoró

 

Garcia tem boas expectativas, mas garante que o processo até a competição já foi de muitas conquistas. “Sabemos que todas as equipes que participam do Torneio SESI de Robótica treinaram bastante e que o nível do torneio no RN está cada vez mais alto, então esperamos bons resultados. Mas as equipes já conquistaram a maior premiação, que é o conhecimento, a aprendizagem, o respeito, a inclusão e a diversão, criaram novas habilidades e competências e são alunos bem melhores desde que entraram nas equipes”, ressalta.

 

Já o professor Josinaldo Araújo, também da SESI Escola SGA e técnico da SESI BatLego, espera que a equipe consiga demonstrar todas as competências, habilidades e valores desenvolvidos ao longo da preparação. “Para chegarmos até aqui, nos dedicamos durante 12 semanas. Embora com um prazo muito curto, conseguimos criar estratégias de rotina voltadas aos treinos com robô e desenvolvimento do projeto de inovação”, declara.

 

Sobre o Torneio SESI de Robótica

 

A etapa regional Torneio SESI de Robótica faz parte da FIRST LEGO League (FLL), modalidade de competições de robótica realizadas mundialmente pela organização sem fins lucrativos For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST). No Brasil, o SESI Nacional é o operador oficial das competições FIRST.

 

Para os competidores da FLL, além de desenvolver um robô para completar as tarefas nas arenas de batalha, é necessário a apresentação de projetos inovadores. A nova temporada tem como temática “Super Powered”, focada no desenvolvimento de projetos ligados à energia. A Super Powered desafia os competidores a explorarem de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. As equipes da FLL vão colocar sua criatividade superpoderosa para pensar um futuro energético inovador.

 

Skip to content